Solenidade de posse do novo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado é no dia 6 de março – 04/03/2020

Solenidade de posse do novo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado é no dia 6 de março – 04/03/2020

Solenidade de posse de Roberto Pedroso ocorre no dia 6 de março

A solenidade de posse do novo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Roberto Pedroso de Oliveira, ocorre no próximo dia 6 de março, às 9h30min, no auditório Aílton Raseira da Sede da Unidade, localizada no km 78 da BR-392. O ato contará com a presença do presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, e autoridades locais.

Na ocasião, haverá apresentação das principais ações realizadas durante a gestão do chefe-geral anterior, Clenio Pillon, e apresentação do perfil e resumo da proposta de trabalho do novo chefe-geral. Após, haverá fala das autoridades presentes, encerramento pelo presidente da Embrapa e descerramento da foto do ex-chefe na Galeria de Chefes da Unidade.

A nomeação de Pedroso foi publicada no Boletim de Comunicações Administrativas (BCA) da Embrapa em outubro de 2019, após participação em processo seletivo interno. De acordo com a nova Lei das Estatais, ele permanece no cargo por dois anos, com mandato renovável por mais dois períodos de dois anos.

Também fazem parte da nova gestão o analista Carlos Leandro Padilha Barneche, na Chefia de Administração; e os pesquisadores José Francisco da Silva Martins, na Chefia de Pesquisa & Desenvolvimento; Enilton Fick Coutinho, na Chefia de Transferência de Tecnologia; André Andres, como coordenador da Estação Experimental Terras Baixas (ETB); Luís Fernando Wolf, como coordenador da Estação Experimental Cascata (EEC); e Júlio José Centeno da Silva, como assessor de relações institucionais.

Perfil

Roberto Pedroso de Oliveira é engenheiro agrônomo, especialista em Biotecnologia, mestre e doutor em Ciências, com concentração em Energia Nuclear na Agricultura, e pós-doutor em Citricultura. É natural de Sorocaba/SP e tem 52 anos. Sua trajetória como pesquisador teve início em 1994, na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). Atua na Embrapa Clima Temperado desde 2002, onde trabalha com melhoramento genético participativo, produção de mudas em ambiente protegido e sistemas de produção integrada e orgânica de frutas e de óleos essenciais de citros.

Embrapa Clima Temperado

A Embrapa Clima Temperado é uma das 43 Unidades da Embrapa distribuídas pelo país, com foco de pesquisa em cadeias produtivas prioritárias e temas estratégicos nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Atualmente, é composta por quatro bases físicas e abriga 275 empregados: 84 pesquisadores, 49 analistas, 45 técnicos e 97 assistentes.

Dentre os temas em destaque estão: sistemas de produção em terras baixas; frutas e hortaliças; mudanças do clima; novos insumos; agrobiodiversidade; sistemas de produção de base ecológica; qualidade ambiental e ordenamento territorial; energias renováveis; tecnologias para sistemas integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF); e Sistemas Agroflorestais. 
 

Foto: Pedro de Almeida
Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (53) 3275.8206