VI Simpósio de ILPF do Estado de SP – 19 e 20/11
O evento foi promovido pela Embrapa Pecuária Sudeste e discutiu as principais metodologias, inovações e soluções da integração lavoura-pecuária (ILP) e da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para o estado de São Paulo.
Painel Culturas em Sistemas ILPF – https://youtu.be/zcMC2fIkdu0
Painel Árvores no sistema integrado – https://youtu.be/rdZkNQoweSA
Painel O animal no sistema integrado – https://youtu.be/IXct4_1Duo8
Painel Sustentabilidade dos sistemas integrados – https://youtu.be/kFCfF9Mflt4
Live da série Amazônia em Foco: Intensificação da atividade pecuária. Link: https://youtu.be/aRS2sLRkP7U
10º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária – 28/11 e 05/12
Realizado de maneira on-line pela primeira vez, o evento promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril teve sua programação dividida em dois dias. No primeiro, o foco foram as estratégias em sistemas ILPF, com apresentações sobre os três componentes e também sobre sistemas agroflorestais. No segundo dia, o evento abordou consórcios forrageiros para segunda safra, seja em sistemas ILP ou para o plantio direto na palha. Além disso, a qualidade do solo foi discutida, com apresentações sobre o BiomaPhos e o BioAS.
Link do dia 28/11 – https://youtu.be/aHGG3gnTFj4
Link do dia 05/12 – https://youtu.be/7WlryTF4E1g
Cerca elétrica como ferramenta de manejo do pastejo em sistema de ILPF – 30/11
Palestra promovida pelo Grupo de Pesquisas em ILPF (GIntegra) do Maranhão, com participação da Embrapa Cocais.
– Live da série Amazônia em Foco: Intensificação da atividade pecuária – 03/12
Parte da série Amazônia em Foco, este evento debateu a intensificação da pecuária na região amazônica, abordando os métodos e tecnologias como a implantação de sistemas integrados, suplementação bovina, recuperação de áreas degradadas, manejo e arborização de pastagens.
– Sistema Antecipe
Este evento apresentou o sistema Antecipe, um sistema inédito de produção de grãos, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (MG), que promete incrementar ainda mais a produção da soja e do milho safrinha. Trata-se de um método de cultivo intercalar que possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra. Resultado de 13 anos de pesquisas, a tecnologia é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões.
Na prática, o Sistema Antecipe começa com a semeadura mecanizada da cultura do milho nas entrelinhas da soja, quando a leguminosa está na fase de enchimento de grãos, a partir do estádio R5. Na hora da colheita, o milho é cortado junto com a soja, ficando apenas um pequeno caule de cada planta de milho. Só que, nesse momento, toda a lavoura de milho já está implantada, com raízes em pleno desenvolvimento e pronta para continuar crescendo.