Aplicativos permitem conhecer ILPF por meio de realidades virtual e aumentada
As realidades virtual (RV) e aumentada (RA) são tecnologias usadas atualmente em diversas áreas, como entretenimento, educação, ciência, medicina e também na agropecuária. A Embrapa utiliza hoje RA e RV como ferramentas didáticas para demonstrar suas pesquisas sobre o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Os aplicativos foram desenvolvidos pelos jornalistas Gabriel Faria e José Heitor Vasconcellos, com o objetivo de facilitar o entendimento e a interação dos usuários com os principais conceitos desse sistema.
“É possível que a pessoa veja e compreenda o funcionamento da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e seus efeitos no solo, nas plantas, os benefícios para o meio ambiente e para o bem-estar dos animais”, explica José Heitor.
Esses recursos serão apresentados no Pint of Science 2019, considerado o maior festival de divulgação científica do Brasil. O evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo entre os dias 20 e 22 de maio.
Em Belo Horizonte-MG, serão 15 palestras de assuntos diversos. No dia 20 (segunda-feira), será discutido o tema “realidades aumentada e virtual: da sala de aula às práticas agropecuárias”, com José Heitor Vasconcellos (Embrapa Milho e Sorgo) e Pedro Kassio de Carvalho (Instituto Metodista Izabela Hendrix). A conversa ocorre das 19h30 às 21h, em A Cafeteria MM Gerdau, que fica no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, s/n – Funcionários.
O Pint of Science busca levar informações científicas para a sociedade em locais descontraídos, como bares. O objetivo do festival é evitar intermediários entre o cientista e a comunidade, estabelecendo um canal direto de conversa. Confira a programação completa em https://pintofscience.com.br/programacao/
Foto: Ana Maio