A premiação e os trabalhos serão apresentados dia 22 de março em Caldas Novas (GO), durante o Encontro Técnico de ILPF, pré-evento do dia de Campo Santa Brígida, dia 23 de março, em Ipameri (GO).
O prêmio de jornalismo teve cinco categorias: reportagens escritas, reportagem em áudio, reportagem em vídeo, além de uma específica para veículos estrangeiros e uma quinta para profissionais das instituições associadas à Rede ILPF.
Já o prêmio de fotografia contou com três categorias. Uma delas aberta a qualquer pessoa, seja fotógrafa profissional ou amadora. Outra é destinada à fotojornalistas, com fotografias veiculadas na imprensa. A terceira foi destinada a profissionais das instituições associadas. Puderam concorrer até mesmo fotos tiradas com celular, desde que tivessem resolução mínima definida pelo edital.
Os vencedores do Jornalismo foram:
Denise Saueressig, com a reportagem escrita “Boi na Sombra”, da Revista Globo Rural;
Raquel Sousa Maia, com matéria “ILPF: O aumento da produção agropecuária de forma sustentável no contexto da Amazônia ”, do programa de televisão Roraima Rural, exibido pelo Grupo Rede Amazônica. A reportagem teve co-autoria de Raimesson Martins e Lucas Wilame.
Francisco Lima, da Embrapa Clima Temperado, venceu com “Estratégias de manejo garantem pasto todo o ano e facilitam integração lavoura-pecuária,” na categoria interna de profissionais das Associadas da Rede ILPF.
A reportagem foi veiculada no Canal Terra Sul e teve como co-autores Cristiane Betemps e Gabriel Fritsch.
Silvia Richter, foi a vencedora da categoria internacional, com a reportagem Brazil’s approach to low-carbon agriculture, na Rural 21 – the Interational Journal for Rural Development;
Na categoria de áudio, não houve candidatos elegíveis.
Fotografia
Lana Cristina Baumgärtner venceu na categoria Aberta, com a fotografia “Boi na sombra”.
Esmael Lopes do Santos, da Embrapa Soja, venceu na categoria Associados Rede ILPF com a foto “ILPF, ILP, IPF visto do alto”.
Na categoria fotojornalismo não houve inscritos.
A Rede ILPF agradece a participação e contribuição para divulgar os trabalhos feitos em prol da sustentabilidade da agropecuária brasileira.