Iniciativa é desenvolvida em conjunto com a CATI SP, que também são parceiras no programa Integra SP
A Rede ILPF em parceria com a CATI SP apresenta na Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP), experiência em realidade virtual sobre o Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A feira acontece a partir desta segunda-feira (28) até sexta (2).
Por meio da tecnologia de óculos de realidade virtual, os visitantes da feira terão a oportunidade de conhecer o Sistema ILPF no dia a dia de uma propriedade rural, e ficar por dentro das entregas socioambientais e econômicas do Sistema.
Rede ILPF e CATI SP são parceiras no programa Integra SP, dedicado à expansão do Sistema ILPF no estado e que, agora em 2025, inicia seu terceiro ano de operação.
:: Sobre a ILPF
A ILPF é uma estratégia de produção que combina diferentes sistemas produtivos: agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, seja em consórcio, sucessão ou em rotação de culturas, gerando benefícios para todas as atividades.
A prática intensifica de modo sustentável o uso da terra, protege e fertiliza o solo, promove a economia de insumos e consequente redução de custos, e simultaneamente eleva a produtividade em uma mesma área, diversificando produção e fontes de receita. Ao mesmo tempo, o Sistema é ambientalmente correto, com baixa emissão de gases de efeito estufa e permite o sequestro de carbono.
Culturas agrícolas como grãos [soja e milho] e produção de fibras [algodão] podem ser utilizadas na ILPF. A modalidade pecuária contempla, sobretudo a bovinocultura de corte ou leite e a parte florestal envolve a silvicultura, com destaque, por exemplo, para o plantio de eucaliptos. Diferentemente do senso comum, a ILPF pode ser adaptada para pequenas, médias e grandes propriedades, em todos os biomas brasileiros.
:: Rede ILPF
A Associação Rede ILPF é uma parceria público-privada formada pela Embrapa, a cooperativa Cocamar e as empresas Bradesco, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro e tem como objetivo intensificar a sustentabilidade da agropecuária brasileira, por meio da adoção das tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).