O curso será ministrado por profissionais da Embrapa e Unicamp
Entre os dias 22 e 24 de abril de 2020, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), vai sediar o curso ‘Desenvolvimento e validação de métodos de espectroscopia NIR aplicada a sistemas agrícolas’, com carga de 24 horas, divididas igualmente em prática e teoria.
O curso vai capacitar consultores agrícolas, profissionais de laboratórios de análises, professores e pesquisadores no uso da espectroscopia no infravermelho para análises de matrizes agrícolas (solos, plantas, ração animal, grãos) com enfoque no desenvolvimento e validação da técnica para atender demandas da agricultura digital (agricultura de precisão, big data , inteligência artificial). No atual cenário de inovação, muitas das tecnologias disruptivas se baseiam no uso de sensores, inteligência artificial, aprendizado de máquina e deep learning para posicionamentos e tomadas de decisão baseadas em muitos dados (big data).
Pretende-se, com o curso, atender um público multidisciplinar no sentido de somar competências para um melhor entendimento de como os temas abordados acima se relacionam com agricultura de baixa emissão de carbono, crédito de carbono, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), sustentabilidade no meio rural, fertilidade do solo, produção e produtividade agrícola.
Espectroscopia no novo cenário da agricultura
A química analítica, juntamente com a inteligência artificial, assumiu papel de destaque na agricultura moderna. O grande volume de dados gerados em análises em tempo real, não destrutivas e acuradas, associadas a aprendizado de máquina (machine learning), provoca significativos avanços tecnológicos com impacto econômico positivo em diversos sistemas produtivos. Um dos catalisadores desse processo é a elevada demanda por produção de alimentos para atender uma população mundial em crescimento que caminha a passos largos para 9 bilhões de habitantes. Esse quadro, aliado ao grande potencial de expansão da produção agrícola que o Brasil apresenta, fato que torna o país singular no cenário mundial, tem favorecido a formação de efervescentes ecossistemas de inovação que resultaram na criação de centenas de novas tecnologias dedicadas ao setor agropecuário (as AgTechs ou AgriTechs), que chegaram ao mercados pelas startups .
As AgTechs possuem tecnologias para atender as diversas demandas do setor agrícola por monitoramento de informações e variáveis que podem ajudar pequenos, médios e grandes produtores a entender e gerenciar os processos ligados a produção da fazenda. O aumento da eficiência produtiva dos sistemas agrícolas exige, por exemplo, constante monitoramento de variáveis ambientais, de parâmetros de fertilidade de solos e crescimento de plantas, de controle de pragas e doenças, criando oportunidades para o uso de sistemas automatizados com rede de sensores integradas a análise de dados em tempo real. Esse cenário favorece o emprego de instrumentos espectroscópicos que estão presentes em muitos sensores de laboratórios, equipamentos de campo, embarcados em veículos terrestres, drones e aeronaves, transformando o trabalho na lavoura em ambientes inovadores, interconectados e interativos.
Serviço:
Curso ‘Desenvolvimento e validação de métodos de espectroscopia NIR aplicada a sistemas agrícolas’
Local: Embrapa Solos, Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ
Data e horário: 22 a 24 de abril de 2020, de 8h às 17h
Inscrições: 01/11/19 a 22/12/19
As instruções para inscrição estarão disponíveis a partir de 01 de novembro.
Conteúdo do curso:
Noções básicas de espectroscopia:
Espectroscopia molecular e vibracional
Espectroscopia no infravermelho próximo
Noções básicas de machine learning:
Métodos supervisionados de análise
Métodos não supervisionados de análise
Análise por componentes principais
Calibração multivariada
Aulas práticas:
Análise carbono em solo pelos métodos tradicionais
Análise de carbono por espectroscopia NIR
Tratamento de dados multivariados
Aplicações:
Tecnologias da Embrapa e oportunidades de parceria
Professores:
André Marcelo de Souza – Analista da Embrapa Solos
Graduação em Química, Unicamp (2005),
Mestre em Química Analítica, USP (2010)
DSc. Química Analítica, Unicamp (2014)
Ronei Jesus Poppi – Professor titular do Instituto de Química da Unicamp
Graduação em Química, Unicamp (1983)
Mestre em Química Analítica, Unicamp (1989)
DSc.Química Analítica, UNICAMP (1996)
Investimento:
R$ 1.650,00
Realização:
Embrapa
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Apoio:
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Programa de pós-graduação em engenharia de biossistemas – PGEB/UFF
SpecLab
Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF/Embrapa
Rede ILPF
Unicamp