Você está visualizando atualmente Caravana ILPF chega ao Vale do Araguaia com informações sobre o potencial dos sistemas Integrados para a região.

Caravana ILPF chega ao Vale do Araguaia com informações sobre o potencial dos sistemas Integrados para a região.

A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma realização da Rede ILPF e Associadas (Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta, Suzano e Embrapa), que tem como objetivo difundir os sistemas Integrados, avançar em novas áreas de Integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais e avaliar desafios e oportunidades para ILPF nas regiões produtoras do país.

No vale do Araguaia, região identificada como nova fronteira agrícola, a Caravana ILPF vai percorrer: Montes Claros de Goiás-GO, Canarana-MT, Água Boa-MT, Cocalinho-MT, Nova Xavantina-MT, Barra do Garças-MT e Iporá-GO, entre os dias 29/05 e 02/06.

Serão palestras técnicas, dia de campo, painel de debates para diferentes públicos, como universitários, professores, produtores rurais, técnicos agrícolas, empresas do setor agropecuário e agricultores familiares.

O potencial dos sistemas de integração na região do Vale do Araguaia será a temática principal da Caravana, que também vai abordar mercado de créditos de carbono e possibilidades de adoção dos sistemas para produtores familiares da região.

Programação aberta:

Água Boa, MT

Data: 30/05 às 19h

Painel de debates

Tema: Potencial da Integração Lavoura-Pecuária no Vale do Araguaia para uma produção sustentável

Moderador: Flávio Wruck /Embrapa Agrossilvipastoril

Painelistas:

Emerson Nunes – Cocamar Cooperativa

Alexandre Ferreira – Embrapa Agrossilvipastoril

Fábio J. Marsango – Fazenda Bariri um caso de sucesso em ILP

Ângelo Cadore – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa

 Lorrayne  T. Silva Santos – Supervisora de Relacionamento/Aprosoja

 Homero José Figlioni / Liga do Araguaia

Local: Primavera Máquinas concessionária John Deere | Rua 1, N° 2721 Água Boa, MT

Link de pré-inscrição aqui

-Cocalinho – MT

31/05 às 8h

Dia de Campo Fazenda Água Viva

Caso de sucesso ILP e IPF

Local: MT 326, KM 80, esquerda 15km (ao lado do calcário Roncador)

Link de pré-inscrição aqui

Barra do Garças MT

01/06 às 13h30 – Ciclo de Palestras

Temática Central: Oportunidades profissionais com a ILPF

-14h – Abertura do Ciclo de Palestras

Local: UFMT | Campus – Barra do Garças, auditório do ICET – Instituto de Ciências Exatas e da Terra.

-14h15 | Palestra: O papel do técnico na implantação da ILPF 

Palestrantes: Dra. Marina Lima – Soesp/Me.Emerson Nunes – Cocamar Cooperativa

-14h45 | Palestra: As demandas da pesquisa em ILPF no Mato Grosso

Palestrante: Prof. Dr. Glauco V. de Oliveira – UFMT  

-15h10 | Palestra: O papel da extensão rural no incentivo à adoção do ILPF por agricultores familiares

Palestrante: Dra. Carolina Wisintainer – Empaer

-15h30 – Intervalo

-16h | Palestra: Oportunidade de crescimento profissional dentro da área de sustentabilidade/Syngenta 

Palestrante: Izabel Favorita – Syngenta 

-16h20 | Palestra: Paisagens produtivas sustentáveis: agricultura regenerativa, ILPF e o papel dos profissionais nessa transição 

Palestrante: Bianca B. Cherem – Coordenadora de projetos/TNC

Link de pré-inscrição aqui

ILPF no Brasil

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região. Atualmente são 17,4 milhões de hectares com sistemas de Integração no país.

Ações

A expedição técnica e científica (Caravana ILPF) é composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos da Rede ILPF e Associadas e está percorrendo diversos estados brasileiros com várias ações, como: dias de campo, palestras, oficinas de diagnóstico e adotabilidade, visitas institucionais e técnicas a produtores rurais, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio públicos e privados.

Público

Produtores rurais, empresários, cooperativas, associações, sindicatos rurais, técnicos, profissionais, pesquisadores, estudantes e instituições de ensino.

Etapas anteriores:

2023

Etapa: MG | GO

20 a 24 de março – Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Inaciolândia (GO), Morrinhos (GO), Ipameri (GO) Goiânia (GO).

2022

Etapa ES |BA

A primeira etapa considerada piloto, aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril e percorreu seis cidades: Linhares (ES), Pedro Canário (ES), Nova Venécia (ES), Teixeira de Freitas (BA), Itabela (BA) e Eunápolis (BA), entre o norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.

Etapa PR | SP | MS

Entre os dias 8 e 12 de agosto a Caravana ILPF passou pelas cidades de Maringá (PR), Jardim Olinda (PR); Presidente Prudente (SP), Santa Rita do Pardo (MS), Nova Andradina (MS); Dourados (MS) e Campo Grande (MS).

 Etapa MA | PI

A terceira edição da Caravana ILPF foi nos estados de Maranhão e Piauí, nas cidades de Santa Inês (MA), Itapecuru Mirim (MA), Chapadinha (MA), Anapurus (MA), Piracuruca (PI) e Teresina (PI), entre os dias 7 e 11 de novembro.

Metas

Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas.

Dessa forma, a ILPF irá contribuir para o alcance das metas apresentadas pelo Brasil em sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris durante a COP-21 e reforçadas pelo Programa ABC+ do MAPA e os compromissos assumidos na COP-26.

Sobre a Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta, Suzano e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.

A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

Contato: (61) 99276-9957 Isabel De Agostini

Vídeo Caravana ILPF :https://youtu.be/8uxNkIcS2QQ  

Vídeo Rede ILPF: https://youtu.be/1VgaF8xKmUo