Data: 26 de maio – Sexta-feira
Local: Embrapa Pecuária Sudeste| Estrada Municipal Guilherme Scatena | São Carlos – SP.
O dia de campo terá como temática a pecuária de precisão na aplicação, desenvolvimento e validação das ferramentas digitais. Entre os benefícios estão: Aumento de produtividade e qualidade dos produtos, rentabilidade, menor impacto ao meio ambiente, uso racional de insumos e otimização da mão de obra.
O evento faz parte das atividades do Projeto Integra SP Agro, uma parceria da Rede ILPF, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Embrapa Pecuária Sudeste, que desde o ano passado trabalham em conjunto capacitando técnicos de extensão rural e diversos outros profissionais com informações sobre sistemas integrados, como alternativa para diminuir as áreas de pastagens degradadas no Estado.
O Estado de São Paulo conta com 6,5 milhões de hectares ocupados por pastagens, distribuídos em mais de 270 mil propriedades rurais, o que representa 39,3% do total de terras cultiváveis (LUPA, 2017). No entanto, aproximadamente 20% encontram-se degradadas (1,3 milhão de hectares) e 60% encontram-se em estágios iniciais de degradação (3,9 milhões de hectares), totalizando 5,2 milhões de hectares de pastagens de baixa qualidade.
Programação Dia de Campo: Pecuária de precisão aplicada a sistemas integrados
Localização aqui
8h às 8h30 Recepção
9h às 12h Grupos de visitas as estações:
Estação 1: Pecuária de precisão: geração de dados e ferramenta de gestão
Estação 2: Ordenha voluntária (bem-estar, sanidade, etc) no ILPF Leite
Estação 3: Confinamento (emissão de GEE e nutrição de precisão)
Estação 4: ILPF Eucalipto 1 – monitoramento individual, pesagem e bebedouro automático
Estação 5: ILPF Eucalipto 2 – sensoreamento remoto e proximal, microclima, mapeamento do solo, plantas e animais (gestão da informação e manejo)
12:00 às 13h30 Almoço no restaurante da AEESC