Você está visualizando atualmente SustentAgro promove eventos técnico-científicos para incentivar a sustentabilidade na cadeia da soja, em Goiás.

SustentAgro promove eventos técnico-científicos para incentivar a sustentabilidade na cadeia da soja, em Goiás.

O Programa SustentAgro, em parceria com o IF Goiano Campus Iporá e o Sindicato Rural de Iporá, anunciam:


EVENTOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS PARA O FORTALECIMENTO E INCENTIVO DA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE ILPF NA CADEIA SUSTENTÁVEL DA SOJA EM IPORÁ-GO E REGIÃO.


A Rede ILPF, com o apoio do Land Innovation Fund, promove o programa SustentAgro, um programa de inovação e incentivo à adoção de sistemas de Integração Lavoura-PecuáriaFloresta (ILPF) na cadeia sustentável de produção da soja.

O objetivo é fomentar a ILPF como estratégia de sustentabilidade rural, integrando diversos sistemas de produção na mesma área para aumento da produtividade, sustentabilidade e rentabilidade na cadeia sustentável da soja.


Este programa oferece incentivos técnicos e financeiros, acompanhados de capacitação especializada para seus diferentes públicos e convida todos os interessados para participação deste evento técnico-científico, visando o fortalecimento e incentivo na adoção do sistema ILPF na cadeia sustentável da soja.


O evento acontecerá na URT (Unidade de Referência Tecnológica) do Campus do Instituto Federal Goiano, Campus Iporá. E contará com a participação de professores do próprio Instituto Federal Goiano, assim como profissionais da Embrapa.


Dentre os temas relacionados a produção de forragens e grãos no sistema ILPF, serão abordados outros temas também muito importantes como a produção de carne sustentável, CCN (Carne Carbono Neutro) e sequestro de carbono no solo.


A Fazenda Escola do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá, desempenha um papel central como um hub de ensino, pesquisa e extensão, onde são conduzidas diversas pesquisas, dentre elas a pesquisa voltada para integração de sistemas de produção agropecuária.


No sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) do Campus de Iporá são realizadas pesquisas onde optou-se pela introdução de quatro componentes florestais: duas espécies nativas (Angico e Baru) e duas exóticas (Eucaliptos). Neste projeto, o espaçamento entre renques simples é de 10 metros.


Nos primeiros quatro anos do projeto de ILPF do Campus Iporá, esses componentes florestais foram estrategicamente distribuídos em dois sistemas de cultivo distintos. Um adotou o consórcio de milho com capim para a produção de silagem e pastejo na entressafra, enquanto o outro optou pela soja sobressemeada com capim para pastejo na entressafra.


Essa abordagem incorporou duas culturas, uma gramínea (milho) e uma leguminosa (soja).
Enquanto o capim foi plantado durante a safra juntamente com o milho em um sistema no outro foi semeado somente após a colheita da soja. Essa variação estratégica possibilitou a produção de biomassas distintas, refletindo em resultados diversos devido às condições agrícolas e outros fatores.


Para os anos cinco e seis de cultivo, a escolha foi pelo girassol, consorciado com pasto desde o início da safra para a produção de silagem e pastejo durante a entressafra. Já no sétimo ano, está planejado o cultivo de feijão na safra e cucurbitáceas na entressafra (safrinha).


Conhecida como UEPE do Campus de Iporá, esta unidade é parte integrante do macroprojeto do IF Goiano e do projeto institucional de ILPF. A UEPE não se restringe ao campus, estendendose por uma rede de unidades nos campi do IF Goiano em todo o estado de Goiás, incluindo


Morrinhos, Rio Verde, Hidrolândia e Iporá, além de unidades externas localizadas em propriedades privadas. O IF Goiano colabora ativamente nessas instalações, conduzindo pesquisas, orientando estágios de cursos técnicos e de graduação, projetos de iniciação científica, mestrados e teses de doutorado. A instituição também oferece especializações na área de produção integrada, como a Pós-Graduação em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.


Confira abaixo a programação detalhada dos eventos:


Diálogo Produtivo – 06/02/2024
Dia de Campo – 07/02/2024


Eventos Gratuitos – Vagas Limitadas!
Os interessados em participar destes eventos podem se inscrever por este link:

Para obter mais informações sobre o Projeto SustentAgro e a Rede ILPF, acesse o site oficial do projeto em https://redeilpf.org.br/land-innovation-fund/


Estes eventos são uma oportunidade única para agricultores, acadêmicos e profissionais do setor se atualizarem sobre agropecuária sustentável, iniciando ou aperfeiçoando seus conhecimentos sobre os temas.


Venha descobrir as inovações que estão moldando o futuro da produção de alimentos em Goiás. Contamos com a sua participação!

Eventos em janeiro 2025

segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado domingo
30 de dezembro de 2024
31 de dezembro de 2024
1 de janeiro de 2025
2 de janeiro de 2025
3 de janeiro de 2025
4 de janeiro de 2025
5 de janeiro de 2025
6 de janeiro de 2025
7 de janeiro de 2025
8 de janeiro de 2025
9 de janeiro de 2025
10 de janeiro de 2025
11 de janeiro de 2025
12 de janeiro de 2025
13 de janeiro de 2025
14 de janeiro de 2025
15 de janeiro de 2025
16 de janeiro de 2025
17 de janeiro de 2025
18 de janeiro de 2025
19 de janeiro de 2025
20 de janeiro de 2025
21 de janeiro de 2025
22 de janeiro de 2025
23 de janeiro de 2025
24 de janeiro de 2025
25 de janeiro de 2025
26 de janeiro de 2025
27 de janeiro de 2025
28 de janeiro de 2025
29 de janeiro de 2025
30 de janeiro de 2025
31 de janeiro de 2025
1 de fevereiro de 2025
2 de fevereiro de 2025