Sistemas ILPF: solução sustentável para a recuperação de áreas com baixa produtividade”, foi o tema deste ano.
O evento comemorativo dos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja e dos ministros da Fazenda, Agricultura e Ciência, tecnologia e inovação: Fernando Hadadd, Carlos Fávaro e Luciana Santos, respectivamente.
Políticos, diretores de entidades do setor e empresários também participaram da solenidade na Capital Federal.
Para o Diretor Executivo da Rede ILPF o evento foi de grande importância para reforçar ao público e ao país a importância da pesquisa, inovação e tecnologia para a agricultura. “A contribuição da Embrapa para agropecuária brasileira é fundamental, por meio da pesquisa assumimos a posição do maior exportador de alimentos do mundo”, esclarece Matturro.
A Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, conduziu a abertura da solenidade.
“Se os últimos 50 anos foram determinantes para o desenvolvimento da agricultura brasileira, tornando-a altamente competitiva em nível mundial, o olhar para o futuro se volta para um cenário mais inclusivo e sustentável. Essa referência ao passado é importante para a inovação que se inicia hoje”, disse Silvia Massruhá, durante a cerimônia. Segundo ela, os principais desafios dessa nova fase são pautados por demandas relacionadas à alimentação saudável, enfrentamento às mudanças climáticas, bem-estar e qualidade de vida e redução das desigualdades no campo.
Durante o evento também houve um painel sobre Agropecuária sustentável: desafios e oportunidades. Francisco Matturro, Diretor Executivo da Rede ILPF; Roberto Castro, Diretor da Syngenta; Mônica Pedó, Líder de Sustentabilidade da John Deere, Roberto França, Diretor de Agronegócio do Bradesco e a presidente da Embrapa Silvia Massruhá debateram o assunto.
Premição de Jornalismo
A Rede ILPF foi uma das patrocinadoras do Embrapa 50+ e teve um espaço durante o evento. Nele foram lançados alguns projetos em parceria com a Embrapa, além da entrega dos troféus aos vendedores do prêmio de Jornalismo.
O tema deste ano do concurso foi “Sistemas ILPF: solução sustentável para a recuperação de áreas com baixa produtividade”.
Ao todo foram inscritas 48 reportagens nas cinco categorias: reportagem escrita, reportagem em vídeo, reportagem em áudio, reportagem em veículo estrangeiro e reportagem de profissionais das associadas da Rede ILPF. Podiam ser inscritos conteúdos jornalísticos veiculados entre 2 de março de 2023 e 24 de março de 2024.
Em uma das categorias, a de veículos estrangeiros, as candidatas não cumpriram os requisitos do edital, não sendo elegíveis para a premiação.
Esta é a quarta edição do Prêmio que tem como objetivo valorizar os profissionais de imprensa e estimular a divulgação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. O concurso é promovido pelas equipes de comunicação da Embrapa e da Rede ILPF.
Confira os vencedores:
Reportagem escrita
Integração, adaptação e produtividade – Safira Campos
Site PNB Online
Reportagem em vídeo
Sistemas Agroflorestais (Série Planeta Campo 2ª temporada) – Yahell Bonfim, Michele Jardim, Renato Medeiros, Caio Lucas, Will Guimarães e Jaqueline Silva
Canal Rural
Reportagem em áudio
Pastagem integrada à floresta nativa é alternativa para produção leiteira – Cléber Moletta
Rádio Cultura FM, de Guarapuava
Categoria para profissionais das associadas da Rede ILPF
Fazenda no Paraná realiza primeira colheita de cevada em sistema de integração com floresta – Kátia Pichelli
Embrapa Florestas