Iniciativas são desenvolvidas pelo Projeto SustenAgro sob o guarda-chuva da RedeILPF, e contam com financiamento do Land Innovation Fund
Dois projetos de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta em Mato Grosso, desenvolvidos pelo SustenAgro sob o guarda-chuva da RedeILPF, deram arranque aos trabalhos em janeiro, com a proposta de entregas relacionadas a bem-estar animal, ganhos de produtividade, diversificação de renda para o produtor e estímulo a boas práticas agrícolas e ambientais.
Realizadas em Unidades Demonstrativas de Transferência de Tecnologia (UDTs), ambas as iniciativas evidenciam como a implantação de componentes florestais resulta em benefícios reais para o conforto térmico dos animais, o que se traduz em um produto final [carne e leite] de melhor qualidade.
crédito: SustenAgro/RedeILPF
No sítio Coqueiral, no município de Sinop, iniciou-se a implementação de sistema silvipastoril combinando plantio de eucalipto e bovinocultura de corte.
Já no sítio Três Irmãos, em Terra Nova do Norte, trabalhou-se com espécies frutíferas, com o intuito de simultaneamente oferecer sombreamento ao plantel de gado leiteiro e criar uma nova fonte de renda ao produtor rural com a venda dos frutos cupuaçu e baru.
Ademais, decidiu-se também pela introdução da leguminosa gliricídia, que apresenta atributo para fixação biológica de nitrogênio, o que contribui para a fertilidade e estruturação do solo.