Dentro da Embrapa Amazônia Oriental, fazenda Álvaro Adolfo abrigará uma vitrine de intensificação sustentável e diversificação de sistemas produtivos
O Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) terá amplo destaque na Agrizone, na Embrapa Amazônia Oriental, durante a COP30, que ocorre em novembro na capital paraense, Belém. A AgriZone ficará a cerca de 1,8 km dos pavilhões oficiais da COP30 e apresentará vitrines vivas e digitais com mais de 45 cultivares desenvolvidas pela Embrapa, 30 sistemas agropecuários sustentáveis, tecnologias de baixo carbono, agricultura de precisão, sistemas agroflorestais e bioeconomia.
A programação prevê cerca de 400 atividades durante o evento, reunindo governos, fundações, universidades, empresas e organizações sociais.
:: Fazenda Álvaro Adolfo, a vitrine da intensificação sustentável
A Fazenda Álvaro Adolfo, uma das áreas centrais da AgriZone, foi transformada em uma vitrine de intensificação sustentável e diversificação de sistemas produtivos. Ali estarão reunidas mais de 45 cultivares com genética Embrapa e 30 sistemas agropecuários integrados — incluindo a ILPF com eucalipto e teca, consórcios de gramíneas e leguminosas (como os sistemas “Gravataí” e “Guaxupé”), além de cultivos de soja, milho, trigo, arroz, caupi e amendoim em arranjos de baixo carbono.
As áreas também exibem arranjos agroflorestais com café robusta amazônico, açaí, cacau, banana e bacuri, representando uma amostra concreta do potencial produtivo e sustentável da Amazônia.
:: Saiba mais no site da Embrapa.