No momento, você está visualizando Estadão Summit Agro: Rede avalia legado da COP, com destaque para visibilidade obtida pelo Sistema ILPF como solução produtiva, rentável e sustentável

Estadão Summit Agro: Rede avalia legado da COP, com destaque para visibilidade obtida pelo Sistema ILPF como solução produtiva, rentável e sustentável

Na COP30, o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) deu o recado como solução produtiva, rentável e sustentável para o agro, assinalou o diretor-executivo da Rede ILPF, Rui Pereira Rosa, nesta quinta-feira (27), no Estadão Agro Summit, na capital paulista.

Na Conferência do Clima, a Rede ILPF desenvolveu uma série de atividades na Agrizone [participação em painéis, experiência em realidade virtual e área demonstrativa], com foco em destacar os benefícios socioeconômicos e ambientais dos sistemas integrados.

Em sua exposição, Rosa pontuou que o Sistema ILPF ocupa hoje aproximadamente 17,4 milhões de hectares, com potencial para ser implantado em cerca de 159 milhões de hectares de pastagens, que apresentam algum nível de degradação.

“Pastos deteriorados são emissores de gases do efeito estufa, e sua recuperação, por meio da ILPF, reduz as emissões, além de abrir a oportunidade para o sequestro de carbono por meio, por exemplo, da elevação da matéria orgânica no solo e do componente florestal.”

O diretor-executivo da Rede lembrou ainda de estudos que apontam o avanço de indicadores de desenvolvimento humano (IDH) e de valorização da terra em regiões, que abrigam propriedades rurais que trabalham com o Sistema ILPF.

“A ILPF significa a emancipação do produtor. De que forma? Porque tem uma renda de curto prazo, que são as lavouras de grãos e cereais. Tem o gado no médio prazo e o componente florestal no longo prazo”, finalizou.

:: Confira mais na reportagem do Estadão pré-evento.