Na região Central do Rio Grande do Sul, árvores e animais dividem o mesmo espaço em um sistema que garante equilíbrio e vantagens para o produtor e para a natureza. O silvipastoril, que integra pecuária e floresta, melhora o conforto dos rebanhos, protege o solo e auxilia na manutenção da qualidade da pastagem durante o ano todo.
Após assistir a uma reportagem de televisão, Derli Monteiro decidiu implantar o sistema em São Francisco de Assis. A iniciativa gerou bons resultados, e hoje o produtor rural mantém piquetes de 25×200 metros em uma área de 13 hectares, onde cerca de 60 animais fazem o pastejo rotativo.
“O sistema silvipastoril é bastante eficiente e resiliente, e é fácil de se manejar. O seu Derli, por exemplo, consegue ter uma lotação alta de animais na área, com retorno sempre garantido”, comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Mauro Bruno.
A Rede ILPF desenvolve em parceria com a Secretaria de Agricultura do RS o programa Integra RS dedicado à difusão de conhecimento e transferência de tecnologia, com foco a estimular a expansão do Sistema ILPF no estado.

*Confira mais no site da Emater/RS-Ascar.