Biosseguridade, destinação de animais mortos, potencial agronômico de dejetos, cultivares e ILPF são destaques da Embrapa no Tecnoeste – 14/02/2020

Biosseguridade, destinação de animais mortos, potencial agronômico de dejetos, cultivares e ILPF são destaques da Embrapa no Tecnoeste – 14/02/2020

Na próxima semana, de 18 a 20, os visitantes do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – Tecnoeste poderão conferir algumas das tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, além de participar de mini palestras, realizadas gratuitamente no espaço da Avicultura. Nesse espaço ficará concentrado também o institucional da Embrapa, onde o foco principal está na atuação nas cadeias produtivas de aves e de suínos, bem como as soluções de meio ambiente.

Na suinocultura, a Embrapa apresenta a genética suína MS 115 – Reprodutor Suíno Light. Esse suíno apresenta um percentual de carne na carcaça acima de 62%, reduzida espessura de toucinho e ótima conformação, com excelente concentração de carne no pernil, lombo e paleta. Seu desempenho é destacado especialmente pela conversão alimentar (2,19 kg de ração/kg de peso vivo), característica importante para o retorno econômico da criação de suínos. O MS115 se adapta a todo o território nacional. Ele também é livre do gene halotano, o que confere maior resistência ao estresse e uma capacidade de produzir carne de melhor qualidade.

No espaço de parcelas, a Embrapa apresenta cultivares de soja, sorgo e capim. As cultivares são tecnologias da Embrapa Trigo, unidade localizada em Passo Fundo/RS. As cultivares são de Soja BRS 5601 RR, Soja BRS 5804 RR, Soja BRS 6203 RR, Sorgo BRS 330, Sorgo BRS 658, Capim-Sudão BRS ESTRIBO e Capim Elefante Anão BRS KURUMI. Outra destaque da Embrapa no Tecnoeste é com a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Mini palestras
Durante os três dias, técnicos da Embrapa realizarão mini palestras sobre temas que abrangem a avicultura e a suinocultura. A entrada é gratuita. Confira os temas e horários:

• Dia 18/02
14 horas: Biosseguridade da avicultura

• Dia 19/02:
10h30: Biosseguridade da avicultura
14h30: Tecnologias para a destinação de animais mortos na granja

• Dia 20/02:
11 horas: Potencial agronômico dos dejetos de suínos e aves
 
Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves