Caravana ILPF 2024: Desafios e oportunidades dos sistemas integrados de ILPF no Rio Grande do Sul – 15 a 19 de abril.

Caravana ILPF 2024: Desafios e oportunidades dos sistemas integrados de ILPF no Rio Grande do Sul – 15 a 19 de abril.

Novos projetos, novidades sobre ILPF, mais tecnologia e inovação.

Sobre a Caravana ILPF

A Caravana ILPF, projeto permanente da Rede ILPF em parceria com a Embrapa, tem como foco a disseminação dos sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), nas mais diversas regiões produtoras do Brasil, como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária do país.

A equipe formada por profissionais das empresas Associadas da Rede ILPF, pesquisadores da Embrapa e entidades apoiadoras regionais, vai percorrer cinco cidades do Estado entre os dias 15 e 19 de abril, com atividades e temas relacionados as vantagens e desafios dos sistemas ILPF.

A viagem começa por Porto Alegre e segue por Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e finaliza em Passo Fundo.

Neste trajeto haverá painéis de debates, dia de campo, visitas técnicas, além da apresentação do projeto da Rede ILPF com grande potencial o Estado: Integra ILPF| Atua na recuperação de pastagens degradadas.E a apresentação do aplicativo e portal ILPF digital, uma plataforma gratuita, desenvolvida em parceria com a Embrapa Solos, que vai compilar, analisar e monitorar dados de propriedades com ILPF no país.

ILPF

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, diversificação de cultura e aumento da produtividade. A implementação dos sistemas ILPF varia de acordo com as características de cada região.

Atualmente o Brasil possui 17,4 milhões de hectares com algum sistema de Integração.

ILPF No Rio Grande do Sul

No RS a grande segundo a Embrapa, a maioria da área, mais de 85% é sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP), com cultivos de soja (6,6 milhões de hectares), milho grão (0,9 milhão de hectares), 0,3 a 0,4 milhão de hectares de milho silagem e 0,9 milhão de hectares de arroz (total quase 9,0 milhões de hectares). No inverno são cultivos apenas cerca de 20% desta área com culturas produtoras de grãos de inverno (trigo, aveia- branca, cevada, canola, triticale e centeio). Portanto, cerca de 80% da área fica em pouso (sem semeadura) ou culturas de cobertura (aveia-preta, azevém, nabo e ervilhaca). Aveia-preta e azevém são forrageiras por excelência e, usadas em pastejo para vacas leiteiras e engorda de novilhas.

Há sistemas outras modalidades (ILPF, IPF) onde o componente florestal predominante é o eucalipto, também com acácia-negra e raramente com pinus). Também há com erva-mate (IPF e ILF) e citrus.

Na metade sul (bioma pampa), há sistemas ILP (arroz e soja em sucessão com pastagens de inverno azevém solteiro ou consorciado com leguminosas).

Abaixo a programação completa Caravana ILPF – RS:

Clique e faça sua inscrição neste link

Etapas anteriores:

2023

A etapa São Paulo: 18 a 22 de setembro e percorreu Presidente Prudente, Campos Novos Paulista, Itirapina, São Carlos e Barretos.

Etapa Vale do Araguaia: No vale do Araguaia, região identificada como nova fronteira agrícola, a Caravana ILPF percorreu entre 29 de maio e 2 de junho: Montes Claros de Goiás-GO, Canarana-MT, Água Boa-MT, Cocalinho-MT, Nova Xavantina-MT, Barra do Garças-MT e Iporá-GO.

Etapa: MG | GO 20 a 24 de março – Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Inaciolândia (GO), Morrinhos (GO), Ipameri (GO) Goiânia (GO).

2022

Etapa ES |BA A primeira etapa considerada piloto, aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril e percorreu seis cidades: Linhares (ES), Pedro Canário (ES), Nova Venécia (ES), Teixeira de Freitas (BA), Itabela (BA) e Eunápolis (BA), entre o norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.

Etapa PR | SP | MS Entre os dias 8 e 12 de agosto a Caravana ILPF passou pelas cidades de Maringá (PR), Jardim Olinda (PR); Presidente Prudente (SP), Santa Rita do Pardo (MS), Nova Andradina (MS); Dourados (MS) e Campo Grande (MS).

Etapa MA | PI A terceira edição da Caravana ILPF foi nos estados de Maranhão e Piauí, nas cidades de Santa Inês (MA), Itapecuru Mirim (MA), Chapadinha (MA), Anapurus (MA), Piracuruca (PI) e Teresina (PI), entre os dias 7 e 11 de novembro.

Metas

Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares.

A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas.

Dessa forma, a ILPF irá contribuir para o alcance das metas apresentadas pelo Brasil em sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris durante a COP21 e reforçadas pelo Programa ABC+ do MAPA e os compromissos assumidos na COP.

Sobre a Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é uma parceria público privada formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Syngenta, Suzano, Timac Agro e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável na agropecuária.

A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.