Caravana ILPF: Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Caravana ILPF: Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As atividades da Caravana ILPF estão chegando aos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre os dias 8 e 12 de agosto a expedição técnica e científica vai percorrer as cidades de Maringá (PR); Jardim Olinda (PR); Presidente Prudente (SP); Santa Rita do Pardo (MS); Nova Andradina (MS); Dourados (MS) e Campo Grande (MS).

Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Rede ILPF e Associadas ministrarão palestras em dias de campo, painel de debates, oficinas, além de fazer visitas técnicas e institucionais a produtores rurais, instituições de ensino e pesquisa e diversos segmentos ligados ao Agronegócio.

Faça sua inscrição aqui

“Em cada região do país encontramos situações diferentes, desafios e experiências bem-sucedidas que nos estimulam a aperfeiçoar nosso trabalho e contribuir para implementação dos sistemas de integração de forma ainda mais regionalizada e assertiva para a adoção da tecnologia ILPF”, afirma Isabel Ferreira, diretora Executiva da Rede ILPF.

A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF e suas Associadas, com o objetivo de difundir e ampliar a área ILPF no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais sobre os sistemas de Integração nas diversas regiões produtoras do país.

A expedição técnica e científica (Caravana ILPF), composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos de diversas empresas ligadas ao Agronegócio, irá percorrer mais de 10 estados brasileiros, até 2023.

Representantes da Rede ILPF, Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e Embrapa e empresas apoiadoras regionais e locais acompanham as atividades da Caravana ILPF, nas regiões onde o projeto é desenvolvido.

Etapa Piloto

A primeira etapa da Caravana ILPF, considerada piloto, aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril e percorreu seis cidades: Linhares (ES), Pedro Canário (ES), Nova Venécia (ES), Teixeira de Freitas (BA), Itabela (BA) e Eunápolis (BA), entre o norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Entre as atividades desenvolvidas foram dois dias de campo, três mesas redondas e diversas visitas técnicas e institucionais.

ILPF no Brasil

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos.

Metas

Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas

Sobre a Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.

A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.