Dia de campo on-line vai mostrar transição da pecuária para a lavoura em sistema ILP – 23/10/2020

Dia de campo on-line vai mostrar transição da pecuária para a lavoura em sistema ILP – 23/10/2020

Gado na Fazenda Pontal no fim do período seco, antes da transição da área de pastagem em lavoura de soja

O planejamento da transição entre a pecuária e a lavoura, quando os animais precisam sair do pasto para iniciar a safra, é um dos momentos cruciais de um sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). A experiência da Fazenda Pontal (Nova Guarita-MT) com essa mudança serão o tema do 5º Dia de Campo sobre ILP da JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril. O evento será on-line e transmitido pelo Canal da Embrapa no Youtube no dia 7 de novembro, a partir das 9h, pelo horário de Brasília (8h em Mato Grosso).

Este será o segundo dia de campo on-line mostrando o sistema produtivo desta fazenda, que tem a família do produtor José Leandro Peres como proprietária. O primeiro foi realizado em maio e pode ser assistido aqui.

A programação deste dia de campo contará com apresentações sobre a técnica de IATF como ferramenta de intensificação da cria, o histórico e a realidade da estação de monta invertida, a gestão de pastagens, o impacto da suplementação na seca e no confinamento, os sistemas de dessecação de pastos em áreas de ILP e a importância das análises de solos e plantas.

Além das apresentações, o dia de campo contará com momentos de interatividade, no qual os participantes poderão tirar suas dúvidas ao vivo em um espaço de bate-papo.

Inscrições

As inscrições antecipadas para o 5º Dia de Campo sobre ILP da JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril podem ser feitas no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril.

Realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril, em conjunto com a JP Agropecuária e o Senar-MT, o dia de campo é mais um dos instrumentos de transferência de tecnologias sobre os sistemas integrados de produção agropecuária em Mato Grosso. Com o cancelamento dos eventos presenciais devido à pandemia, a Embrapa vem promovendo ações como dias de campo on-line, seminários e desenvolvimento de páginas especiais.

Uma dessas ações foi a disponibilização de uma vitrine virtual com as tecnologias que seriam apresentadas em feiras como a Norte Show e a Tecno Alta. A página com informações sobre as tecnologias e vídeos explicativos pode ser acessada em www.embrapa.br/agrossilvipastoril/feiras-virtuais.

O dia de campo é também uma iniciativa do projeto Amapec, financiado pelo Fundo Amazônia, e do Projeto Pontal, que desenvolve atividades de pesquisa e validação de tecnologias em sistemas de ILP visando a pecuária intensiva.

Foto: Bruno Pedreira

Gabriel Faria (mtb 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/