Embrapa firma parceria com o governo do Pará – 08/07/2020

Embrapa firma parceria com o governo do Pará – 08/07/2020

Acordo tem prazo de 12 meses

A Embrapa Amazônia Oriental e o Governo do Pará firmaram acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (8) para a transferência de tecnologias para a região Sul do estado. O Programa Embrapa de Tecnologia Sustentáveis vai atuar na formação de agentes multiplicadores nos municípios de São Felix do Xingu, Tucumã, Canaã dos Carajás e Parauapebas.

O ato foi assinado durante reunião de trabalho realizada pelo governador Helder Barbalho e Hamilton Mourão, vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, no Palácio dos Despachos, em Belém. O encontro também contou com a presença de Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, de representantes do setor produtivo, técnicos da Vice-presidência da República, além de secretários e dirigentes do governo estadual.

O público das capacitações programadas é constituído, principalmente, por técnicos da extensão rural que atuam nos quatro municípios. Durante um ano, eles terão uma formação continuada em seis módulos voltados para tecnologias sustentáveis para a produção agropecuária. Os conteúdos abrangem manejo e conservação dos solos, recuperação de pastagens, pecuária sustentável, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistemas agroflorestais e restauração florestal.

De acordo com Adriano Venturieri, os módulos serão ministrados por especialistas da instituição e vão apresentar tecnologias já testadas e validadas pelas pesquisas. “São práticas que podem elevar a produtividade numa mesma área e reduzir a pressão pelo desmatamento”, afirma Venturieri. Caberá aos extensionistas levar as tecnologias até os produtores rurais. Em função da pandemia do coronavírus, as atividades presenciais vão aguardar pela flexibilização das medidas de isolamento social.

Além da qualificação dos técnicos em extensão rural, a parceria também prevê disponibilizar o aplicativo Agrotag e ajustá-lo às necessidades do governo estadual. Desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente, a ferramenta permite  a coleta de dados e informações nas propriedades rurais. “Essa parceria vai oferecer tecnologias não apenas ao produtor rural, mas também aplicações que vão fortalecer nossas estratégias de atuação nessas áreas”, disse Helder Barbalho, governador do Pará.

A parceria com a Embrapa se dá no contexto do programa Territórios Sustentáveis do governo do Pará. Além da transferência de tecnologia para os produtores rurais, a gestão estadual vai promover ações de regularização fundiária e oferta de crédito com o objetivo de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação da floresta.

 

Com informações da Agência Pará

 

Foto: Marcos Santos/Agência Pará 
 
Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa
amazonia-oriental.imprensa@embrapa.br