As estratégias e tecnologias usadas em sistemas de integração lavoura-pecuária na fazenda Pontal, localizada em Nova Guarita, norte de Mato Grosso, serão apresentadas neste sábado, dia 23, em um dia de campo online promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril, JP Agropecuária e Senar-MT. O evento será transmitido no canal da Embrapa no Youtube, a partir das 9h (horário de Brasília).
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril.
A Fazenda Pontal trabalha com cria de gado nelore em sistema ILP. Um diferencial da propriedade é a inversão da estação de monta, aproveitando a disponibilidade de forrageira nas pastagens formadas pós-colheita da soja.
No dia de campo, serão abordados temas como o manejo e adubação de pastagem na fazenda, o uso de consórcios forrageiros de segunda safra, a estação de monta invertida, a precocidade sexual em novilhas nelore, protocolos nutricionais, análise de solo e qualidade de sementes.
Durante toda a transmissão, José Leandro Peres, proprietário da fazenda, José Leandro Peres, Bruno Pedreira, pesquisador da Embrapa, e Orlando Oliveira Júnior, da área de Transferência de Tecnologia, irão interagir com os participantes, respondendo ao vivo as dúvidas que poderão ser enviadas em tempo real.
A Fazenda Pontal é parceira da Embrapa no desenvolvimento e validação de consórcios forrageiros para segunda safra, em projeto que conta com a participação da Universidade Federal do Mato Grosso, por meio do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi). A iniciativa tem patrocínio de empresas cujos produtos e serviços são usados na propriedade como Agro Baggio, Bellman, FrigoBom, Gerente de Pasto, Ouro Fino, Parceiros Agronegócios, Sicred, Soesp e Timac Agro. O trabalho conta, ainda, com apoio do Laboratório Solos e Plantas, Rede ILPF, Tulipa Agropecuária e Unipasto.
Amazônia em foco
O 4º Dia de Campo sobre ILP da JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril – edição online, faz parte da programação” Amazônia em Foco”, promovida pelas unidades de pesquisa da Embrapa localizadas no bioma Amazônia.
A iniciativa está realizando lives abordando diferentes tecnologias desenvolvidas para a região. O primeiro evento abordou os desafios da cadeia produtiva do açaí na Amazônia, no último dia 15. Nesta sexta-feira, dia 22, às 16h, o tema será “Robustas Amazônicos: café com sustentabilidade”.
No dia 29 o tema será sistemas agroflorestais e no dia 5 de junho será a vez da piscicultura. Todas as transmissões são feitas no canal da Embrapa no Youtube: youtube.com.br/embrapa.
Gabriel Faria (mtb 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril
Contatos para a imprensa
agrossilvipastoril.imprensa@embrapa.br