Estância Anna Sophia | Santo Antônio do Leverger MT Setembro/2019

Estância Anna Sophia | Santo Antônio do Leverger MT Setembro/2019

Diversificação e preocupação com demanda de mercado leva pecuarista a fazer ILPF com árvores

 

A preocupação com o futuro do mercado para a pecuária brasileira e com a diversificação das fontes de renda foi o que motivou o pecuarista Arno Schneider a utilizar a integração lavoura-pecuária-floresta na Estância Anna Sophia, no município de Santo Antônio do Leverger, na região da Baixada Cuiabana, em Mato Grosso.

Antenado ao cenário interno e externo, em que cada vez é maior a cobrança pela responsabilidade ambiental, ele vê no uso de árvores uma forma de mitigar as emissões de metano pelo gado. Ao mesmo tempo, gera bem-estar aos animais, aumenta a produtividade, valoriza seu rebanho e mantém uma poupança viva para uso futuro.

“Utilizo a teca como estratégia de adição de renda, pois o período de maturação da árvore é muito grande. É também uma forma de diversificação de renda, pois pode surgir na região algum problema como aftosa, vaca louca ou outro que comprometa a pecuária”, explica Schneider, que conta com apoio dos três filhos, Luiz  Zacarias, Carlos  Eduardo e Arno Filho, para conduzir a propriedade.

Os primeiros plantios de teca ocorreram ainda na década de 2000, em áreas separadas para a silvicultura. Com o tempo começou a formar os primeiros pastos com sistema silvipastoril. Os plantios das mudas eram feitos em pastagens que precisavam ser recuperadas. A área ficava isolada durante os dois primeiros anos, possibilitando o crescimento das árvores.

“Escolhemos a teca por ser uma madeira nobre, de qualidade e que tem grande aceitação pela indústria moveleira. A integração é uma maneira de agregarmos renda, fazendo um hectare render mais”, afirma Arno Scnheider.

Como forma de reduzir os custos de implantação, o produtor utiliza mudas coletadas na própria fazenda, nos 100 hectares de silvicultura de teca. Os erros e acertos observados ao longo dos anos ajudaram o produtor a moldar a configuração ideal de implantação. Hoje não faz mais o plantio em nível, como chegou a fazer. Evita as áreas com declive e planta as mudas de teca em linhas simples, com espaçamento de 25 metros entre renques e no sentido Norte Sul.

Além da configuração, Arno também mudou a estratégia de implantação. Buscando evitar a ociosidade das áreas na fase inicial das árvores, encontrou na mandiocultura uma oportunidade de negócio e de composição do sistema produtivo.

Atualmente a Estância Anna Sophia tem 140 hectares de sistema silvipastoril com teca e outros 40 hectares plantados na safra 2018/2019 que serão manejados em sistema agrossilvipastoril.

Arno explica que devido ao período tardio do plantio, só cultivou mandioca em 12 hectares da nova área. Como não possui sistema de irrigação, um caminhão pipa da fazenda tem sido utilizado para irrigar a lavoura no período da seca. Isso também ajudou a definir os espaçamentos das linhas do mandiocal.

Os 28 hectares restantes serão plantados no próximo período chuvoso. A ideia é fazer dois a três ciclos de mandioca antes de semear a forrageira e retornar com o rebanho à área.

Referência no estado

A Estância Anna Sophia tem sido uma referência no estado de Mato Grosso. Pioneira na adoção dos sistemas integrados, tem a pecuária de cria, com cruzamento de nelore com angus aberdeen, como a principal atividade. O manejo adotado nos 1.800 hectares de pastagem e a gestão feita pela família Schneider fizeram da fazenda a vencedora da primeira edição do prêmio Famato em Campo, com a temática “rentabilidade no meio rural”, em 2015.

A propriedade também já sediou dias de campo e todos os semestres recebe alunos de cursos superiores que vão até o local para conhecer um pouco mais sobre os sistemas produtivos utilizados.

 

Jornalista: Gabriel Faria (mtb 15624/MG JP)
Embrapa Agrossilvipastoril
[email protected]

[zt_persons slider=”no” pager=”no” controls=”no” auto=”no” item=”1″][zt_person name=”” position=”” phone=”” description=”” image=”images/estancia-ana/arno.jpg” imgtype=”circle” ][/zt_person][/zt_persons]

[zt_testimonial autoPlay=”yes” numSlides=”1″ paging=”yes” controls=”yes”][zt_testimonial_item bgColor=”#f6f6f6″ textColor=”#747474″ name=”Arno Schneider” company=”Proprietário da Estância Anna Sophia” borderRadius=”4″]”  “[/zt_testimonial_item][/zt_testimonial]

{gallery}estancia-ana{/gallery}