Experiência do produtor Ivonei Librelotto com lavoura-pecuária tornou propriedade em Boa Vista das Missões, RS, referência em sistemas de produção de grãos e engorda de bovinos de corte no sul do país. A Fazenda Librelotto virou um modelo de produção com sustentabilidade ambiental, econômica e social.
O produtor Ivonei Librelotto é reconhecido entre os agropecuaristas do Rio Grande do Sul como referência na otimização do sistema de produção que integra lavoura (grãos de inverno e verão) com pecuária (forragens e gado de corte). Os resultados na produção agropecuária vêm do bom planejamento forrageiro, com oferta de alimento para o gado durante o ano todo.
A aproximação com a pesquisa aconteceu há mais de oito anos, quando pesquisadores da Embrapa Trigo aceitaram o convite para visitar a Fazenda Librelotto e conhecer os trabalhos desenvolvidos em ILP. O encontro motivou uma série de mudanças na propriedade, inclusive com cedência de áreas da propriedade para a condução de experimentos pela pesquisa, transformando o pecuarista também em produtor de sementes.
Hoje, os resultados alcançados pela ILP são apresentados uma vez por ano, durante um Dia de Campo que acontece desde 2007 e reúne cerca de 900 pessoas. Entre os números da propriedade que chamam a atenção estão o aumento da produtividade de grãos em 4 vezes e a produção de carne que aumentou em 8 vezes a partir de mudanças na dinâmica da propriedade, como o planejamento forrageiro e o investimento em genética.
[zt_persons slider=”no” pager=”no” controls=”no” auto=”no” item=”1″][zt_person name=”” position=”” phone=”” description=”” image=”images/ivonei_libriloto.jpg” imgtype=”circle” ][/zt_person][/zt_persons] |
[zt_testimonial autoPlay=”yes” numSlides=”1″ paging=”yes” controls=”yes”][zt_testimonial_item bgColor=”#f6f6f6″ textColor=”#747474″ name=”Ivonei Librelotto” company=”A Fazenda Librelotto passou de pai para filho com foco na engorda de bovinos de corte. A inserção de grãos sempre esteve limitada à produção de soja no verão e forragens de inverno como aveia e azevém. Com os primeiros resultados de pesquisa, há cerca de seis anos a família passou a investir na rotação gramínea-leguminosa, incluindo o trigo e o milho no sistema de produção. Boa Vista das Missões – RS” borderRadius=”4″]”O sucesso em ILP depende tanto da escolha das cultivares, do manejo de plantas e animais, quanto da experiência do produtor. Conhecer e experimentar novas tecnologias é o caminho mais seguro para crescer”[/zt_testimonial_item][/zt_testimonial] |