Marau – RS – Maio/2016

Marau – RS – Maio/2016

Com ILP, propriedade leiteira tem produtividade média duas vezes maior do que a média da região

 

A família Tessaro vive na comunidade de São Caetano, município de Marau, no Rio Grande do Sul. A mão-de-obra na produção de leite conta com o casal – Marcos e Juscélia – e o filho Higor, de 8 anos. São produzidos, em média, de 18 a 20 mil litros de leite por mês, entregues à cooperativa que atua no ramo. O plantel conta com cerca de 50 animais, sendo 29 vacas em lactação.

A propriedade abriga pastagens de sorgo e tifton no verão, e aveia no inverno. O sistema é igual à maioria das pequenas propriedades gaúchas, mas a diferença está na oferta regular de forragem para os animais. A rotação nos piquetes permite sobra de pastagens, com rebrote do sorgo junto com o crescimento da aveia, uma oferta de volume e qualidade para os animais que passam dia e noite sobre o pasto. Após cada ordenha, no total de duas por dia, os animais recebem suplementação de silagem de milho e feno, além do concentrado de ração. O resultado é a média de 23 litros de leite por vaca/dia, muito acima da média da região que está em 11 litros/dia.

“O equilíbrio na alimentação dos animais é fundamental, mas o investimento em leite a pasto garante o melhor retorno financeiro. Hoje nosso custo de produção representa 50% do preço pago pelo litro do leite”, afirma a produtora rural Juscélia Tessaro.

Antes e depois

O solo sempre coberto, principalmente no inverno, garantiu a recuperação da área de pastagens, que limita a propriedade a um relevo inclinado com tendência a escoar água da chuva causando erosão no terreno. Outras estratégias foram construção de terraços e semeadura em contorno.

O solo recuperado também ganha sementes certificadas ou salvas pelo produtor, além do investimento em adubação a cada pastejo. A irrigação de parte das pastagens também eliminou o risco de escassez de forragens no verão e ampliou a produção de milho para silagem.

Confira mais informações sobre a propriedade no programa Dia de Campo na TV

Texto:
Joseani Antunes (MTb 9396/RS) 
Embrapa Trigo
trigo.imprensa@embrapa.br
(54) 3316-5860 

 

[zt_persons slider=”no” pager=”no” controls=”no” auto=”no” item=”1″][zt_person name=”” position=”” phone=”” description=”” image=”images/fazenda-marau/produtora.jpg” imgtype=”circle” ][/zt_person][/zt_persons]

[zt_testimonial autoPlay=”yes” numSlides=”1″ paging=”yes” controls=”yes”][zt_testimonial_item bgColor=”#f6f6f6″ textColor=”#747474″ name=”Família Tessaro” company=”Produtora de leite Marau – RS” borderRadius=”4″]”O equilíbrio na alimentação dos animais é fundamental, mas o investimento em leite a pasto garante o melhor retorno financeiro. Hoje nosso custo de produção representa 50% do preço pago pelo litro do leite”[/zt_testimonial_item][/zt_testimonial]

{gallery}fazenda-marau{/gallery}