Iufro 2019 discute Contribuições dos Sistemas Silvipastoris para a pecuária e o desenvolvimento sustentável – 01/10/2019

Iufro 2019 discute Contribuições dos Sistemas Silvipastoris para a pecuária e o desenvolvimento sustentável – 01/10/2019

Os sistemas silvipastoris têm se firmado como opções de prática de produção mais sustentáveis e que contribuem para minimizar o impacto ambiental associado à produção pecuária convencional e extensiva. As contribuições destes Sistemas para a pecuária e para o desenvolvimento sustentável serão apresentadas em sessão técnica durante o XXV Congresso Mundial da Iufro. A sessão será realizada no dia 02 de outubro, das 08h30 às 10h30, na sala R06 – asa 3.

O objetivo da sessão é promover a discussão e a troca de experiências sobre os sistemas silvipastoris, com ênfase no componente arbóreo. Segundo o coordenador da sessão e pesquisador da Embrapa Florestas, Vanderley Porfírio da Silva, a pesquisa científica sobre o componente arbóreo e seu papel na pecuária é cada vez mais necessária: “No silvipastoril o componente arbóreo não pode ser tratado da mesma forma que na silvicultura de rotação curta ou a silvicultura de restauração; requer apropriação de bases científica e tecnológica para proporcionar maior sustentabilidade para a pecuária a pasto e cooperar para mitigação e convivência com as mudanças climáticas”, destaca o pesquisador.

Esta sessão reunirá pesquisadores do Brasil, Uruguai e Colômbia que abordarão nove casos: “Efecto del marco de plantación en la producción de madera y forraje y su resultado economico en eucalyptus globulus en el este de Uruguay”, por Mariana Boscana, da Universidad de la República, Montevideo, Uruguai; “SisILPF: Software para gerenciamento de componentes florestais em sistemas integrados de Lavoura, Pecuária e Florestas (ILPF)”, por Edilson de Oliveira, da Embrapa Florestas; “Melhoramento de caívas no sul do Brasil: “leite e carne da floresta” com sustentabilidade”, por Ana Lúcia , da EPAGRI/ SC; “Redução da competição no Sistema Integrado Lavoura-Pecuária-Floresta através do desbaste de eucaliptos”, por  José Ricardo Macedo Pezzopane, da Embrapa Pecuária Sudeste; “Establishment of sustainable agrosilvopastoral systems from degraded soils in the dry Colombian Caribbean”, por Luis Fernando Chavez, da Corporacion Colombiana de Investigacion Agropecuaria (Agrosavia), Palmira, Colômbia; “Determinação de Risco Financeiro em Sistemas Agroflorestais Usando o Método Monte Carlo”, por Maísa Isabela Rodrigues, da Universidade de Brasília; “Prognose do crescimento e da produção madeireira e avaliação econômica de pinus taeda em monocultivo e em ILPF”, por Caroline Cruz de Mello, da Universidade Federal do Paraná; “Avaliação e produção estacional de biomassa herbácea forrageira e correlação entre variáveis ambientais e área basal”, por Talyta Mytsuy Zanardini Galeski Sens, da Universidade Estadual do Centro-Oeste; “Equações de dupla e simples entrada para estimação do volume de árvores estabelecidas em sistemas silvipastoris”, por Marcelo Müller, da Embrapa Gado de Leite.

Além desta sessão técnica, os Sistemas Silvipastoris serão tema de pôsteres. O sistema Integração Lavoura, Pecuária e Florestas (ILPF) também contará com evento paralelo durante o Congresso.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o IUFRO2019 foi promovido pela Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e IUFRO.

Acompanhe o Congresso pelas Redes Sociais

Instagram: @iufro2019
Facebook
Youtube.com/embrapa
Fotos: iufro.fotop.com.br

Sobre a IUFRO

A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, na sigla em inglês) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1892. É a rede global de cooperação em ciências florestais que reúne, de forma voluntária, mais de 15.000 cientistas em quase 700 organizações associadas, em 126 países. A IUFRO também é parte da CPF (Parceria Colaborativa em Florestas), um grupo formado no âmbito do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF) e que reúne 14 organizações internacionais, instituições e secretariados de convenções internacionais em torno da agenda global sobre florestas.

Visando congregar e compartilhar conhecimentos, a IUFRO realiza mais de 70 reuniões técnico-científicas por ano. Realiza também congressos regionais e, a cada cinco anos, o Congresso Mundial, que é o seu principal evento. O primeiro congresso mundial da IUFRO ocorreu em Viena, na Áustria, em 1893, e o vigésimo quarto e último, em Salt Lake City, EUA, em 2014. Esses congressos são interdisciplinares, integradores em conteúdo científico e reúnem cientistas, professores, estudantes, empresas florestais, tomadores de decisão e outros atores. Nessas ocasiões são criadas oportunidades para discussões relacionadas a áreas prioritárias de pesquisa, política e gestão florestal.

Para saber mais sobre a IUFRO, acesse: https://www.iufro.org/

 

Sobre o Serviço Florestal Brasileiro

O Serviço Florestal Brasileiro é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem como missão promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, como agenda estratégica para a economia do país. O órgão tem entre suas principais atribuições gerir as concessões florestais federais, coordenar o Inventário Florestal Nacional e realizar a gestão nacional do Cadastro Ambiental Rural e outros instrumentos para a implementação efetiva do Código Florestal Brasileiro.

Para saber mais sobre o Serviço Florestal Brasileiro, acesse: http://www.florestal.gov.br/

 

Sobre a Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem foco na inovação tecnológica, visando à geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira. A temática florestal é pesquisada na empresa há mais de 40 anos, com atuação em todos os biomas e contribuindo para aumento da produtividade, a redução de custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais no mercado de forma sustentável, além da melhoria e conservação do meio ambiente.

Para saber mais sobre a Embrapa, acesse: https://www.embrapa.br

 

Serviço

XXV Congresso Mundial da IUFRO

De: 29/09 a 05/10

Local: Expo Unimed, campus da Universidade Positivo (Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Foto: Vanderley Porfírio-da-Silva

Paula Saiz (CONRERP 3453)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 66 99232-1901
 
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/