Nesta quarta-feira, 12 de agosto, acontece a live “Oportunidade de uso da ILPF na Região Nordeste”, a penúltima do ciclo de eventos regionais sobre os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta realizados por meio da Rede ILPF.
A live será transmitida, às 19 horas, pelo Canal da Embrapa no Youtube e pela página da Rede ILPF no Facebook. A gravação ficará disponível no Youtube, para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo.
Participam da mesa redonda o pesquisador José Henrique Rangel (Embrapa Tabuleiros Costeiros) e os analistas Sergio Guilherme de Azevedo (Embrapa Semiárido) e Marcos Lopes Teixeira (Embrapa Meio-Norte). A mediação será feita pela jornalista da Embrapa Meio-Norte, Eugênia Ribeiro. O público participante poderá fazer suas perguntas por meio do chat.
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro da mesma área. Pode ocorrer em cultivo consorciado, em rotação ou sucessão, de forma que haja interação entre os componentes, gerando benefícios mútuos.
A ILPF pode ser adotada de diferentes formas, com inúmeras culturas e diversas espécies animais, adequando-se às características regionais, às condições climáticas, ao mercado local e ao perfil do produtor. Pode ser adotada por pequenos, médios e grandes produtores
No Brasil, a área estimada com ILPF é de 11,5 milhões de hectares. Destes, segundo pesquisa encomendada pela Rede ILPF, 1,3 milhões de hectares estão na Região Nordeste.
Durante a live, os participantes debaterão sobre o uso da ILPF nos diversos biomas presentes na Região Nordeste. Eles apresentarão experiências e resultados de pesquisas com sistemas integrados no Semiárido, na Zona da Mata, no Agreste, no litoral e no Cerrado da região denominada de Matopiba, que compreende parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Ciclo de lives
Este ciclo de lives sobre as oportunidades de uso da ILPF nas regiões brasileiras é promovido pela Embrapa, por meio da Rede ILPF. O primeiro evento abordou a região Sul, seguido pelo Centro-Oeste e pelo Sudeste. Após o evento do Nordeste, será realizada, no dia 19 de agosto, a última live do ciclo, sobre as oportunidades de uso da ILPF na Região Norte.
Os pesquisadores Gladys Beatriz Martínez (Embrapa Amazônia Oriental) e Vicente Godinho Embrapa Rondônia) serão os convidados ao lado de Marcus Ubiratan Vieira, gestor da fazenda Mogi Guaçu (Paragominas-PA). A mediação será feita pela jornalista Ana Laura Lima.
Onde assistir ao ciclo de lives
Lives estarão disponíveis Após a transmissão ao vivo, todos os debates gravados ficarão disponíveis no Canal da Embrapa no Youtube, na playlist sobre ILPF. Nesta playlist há mais de 250 vídeos técnicos relacionados à integração lavoura-pecuária-floresta. No mesmo canal há ainda uma playlist chamada Palestras sobre ILPF, que reúne mais de 170 palestras realizadas em dias de campo e outros eventos com o tema da ILPF.
Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte
Contatos para a imprensa
meio-norte.imprensa@embrapa.br
Telefone: 86 – 3198-0500
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/