O trabalho da pesquisa agropecuária na Pandemia é tema da Expointer – 02/10/2020

O trabalho da pesquisa agropecuária na Pandemia é tema da Expointer – 02/10/2020

O Chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, representou o Presidente da Embrapa, Celso Moretti, na Expointer Digital 2020. Foram apresentadas as contribuições da Empresa para o setor e o que está projetado para os próximos anos na pesquisa agropecuária no Brasil. Roberto Pedroso de Oliveira palestrou no seminário O agronegócio brasileiro no Pós-Pandemia: Perspectivas para 2021, com destaque especial  para o lema da Embrapa Agricultura movida à Ciência.
 
Ele discorreu sobre o desempenho da agropecuária brasileira durante o cenário de pandemia, como está a estrutura e o planejamento da Embrapa em suas atividades, especialmente em projetos em desenvolvimento e projetos para o futuro da Empresa.
 
Ele também focou na questão da demanda mundial de alimentos e o potencial brasileiro para as próximas décadas. “Temos a possibilidade, como país, através do desenvolvimento da pesquisa agropecuária, de aumentar em 41% a produção de alimentos”, disse. Para ele, o Brasil permanecerá como celeiro do planeta, à frente de outros países, em razão da sua disponibilidade de água e dos seus recursos naturais preservados.
 
“A Embrapa  contribuiu para que  a soja do Brasil não necessitasse de adubo nitrogenado. Em 2019, deixamos de emitir 100 milhões de toneladas de CO2 equivalentes. Além disso, durante a pandemia todos os cultivos aumentaram suas curvas de produção e produtividade, e estudos da Empresa  demonstraram que o país conserva cerca de 66,3% da sua mata nativa, o dobro de preservação, se comparada à produção dos países da União Europeia”, explicou. 
 
Segundo o chefe-geral da Unidade de Pelotas, durante o ano de 2019 a Embrapa alcançou cerca de 2.350 eventos presenciais e atualmente diante da pandemia está apostando em eventos virtuais, como as lives. “Nosso retorno em eventos presenciais se dará em fevereiro de 2021, quando em parceria com a Federarroz e o Irga, vamos realizar a 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental de Terras Baixas”, confirmou.
 
A transmissão ocorreu dia 29 de setembro, e você pode rever pela plataforma online da Expointer Esta edição é a primeira Expointer virtual, organizada pelo Governo do Rio Grande do Sul.
 
Contribuições da Embrapa
 
300 cultivares de soja
150 cultivares de arroz
78 programas de melhoramento genético vegetal e animal
maior banco genético da América Latina e o quinto maior do mundo (110 mil acessos de 800 espécies)
196% de aumento da produtividade das lavouras
2 milhões de hectares de cultivos de frutíferas e 6 milhões de agricultores nestas atividades (97% de consumo nacional de frutas)
26% de aumento de produção de carne
16 milhões de hectares implantados de ILPF em todo o país
250 bancos de conservação de eucaliptos e pomares de sementes
Cada R$1,00 investido em pesquisa, a Embrapa gerou R$ 12,29 para sociedade
 
 
Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (53) 3275-8508