Pecuária 4.0 será foco de visita à Embrapa Pecuária Sudeste durante SIAGRO – 03/12/2019

Pecuária 4.0 será foco de visita à Embrapa Pecuária Sudeste durante SIAGRO – 03/12/2019

Pesquisador monitora condições micoclimáticas na área de ILPF

Tecnologias para a produção pecuária 4.0 estarão em foco durante visita de participantes do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO 2019) à Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).

Nesta quarta-feira, 04 de dezembro, a partir das 16h, os visitantes vão conhecer soluções tecnológicas para mitigação de gases de efeito estufa (GEE) e redução do impacto ambiental, como o bebedouro automatizado e os cochos eletrônicos Greenfeed e Growsafe. O equipamento Greenfeed coleta dados sobre emissão de metano pelos bovinos. O Growsafe mede a quantidade consumida de alimentos e o bebedouro dimensiona o consumo de água pelo gado. Pesquisadores interpretam essas informações para indicarem sistemas de produção mais sustentáveis e mitigadores de GEE, tais como dietas mais eficientes e práticas para uso racional da água na pecuária.

No centro de manejo de boas práticas, os visitantes vão ver de perto como a conectividade pode agilizar as práticas de manejo, garantir bem-estar animal e, ainda, possibilitar segurança alimentar. Todos os animais da fazenda possuem um microchip para identificação eletrônica. Com isso, as informações do animal desde o seu nascimento podem ser rastreadas.

Outra parte da visita vai mostrar o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Nessa área, os pesquisadores avaliam a viabilidade técnica, ambiental e econômica dos modelos integrados de produção. São monitoradas as condições microclimáticas para verificar o efeito das árvores no ambiente, no bem-estar animal, na produção da pastagem e nas culturas anuais. Também é calculado o balanço entre a emissão dos GEE e o acúmulo de Carbono dos sistemas.

Todas as tecnologias possibilitam a coleta de dados precisos que são transformados em informações técnicas, recomendações, produtos e serviços para uma pecuária sustentável e eficiente do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Serviço

Visita à Embrapa Pecuária Sudeste – Siagro 2019
Data: 04 de dezembro
Horário: 16h15 às 18h
Endereço: Rodovia Washington Luiz, Km 234 s/nº, Fazenda Canchim, São Carlos (SP).

 
Foto: Gisele Rosso 
Gisele Rosso (MTb/3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (16) 3411-5625