Projeto SustentAgro fortalece ações de divulgação de ILPF em Mato Grosso do Sul e lança aplicativo para coletar dados e monitorar áreas com sistemas de integração no Brasil.

Projeto SustentAgro fortalece ações de divulgação de ILPF em Mato Grosso do Sul e lança aplicativo para coletar dados e monitorar áreas com sistemas de integração no Brasil.

O lançamento do aplicativo ILPFdigital e a Roda de Conversa, com o tema “ILPF: Uma Alternativa Sustentável”, realizado na sede da Cocamar em Campo Grande-MS, reuniu um público de 80 pessoas, entre produtores rurais, profissionais do segmento agropecuário, pesquisadores e representantes de entidades setoriais e do governo do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além das Associadas Cocamar, Suzano, Timac e Embrapa.

O aplicativo ILPFdigital representa um marco significativo no processo de digitalização do campo, marcando um avanço crucial para a coleta e o mapeamento de áreas de ILPF em todo o Brasil, ajudando na expansão dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

“Conhecer esses números de forma temporal e espacial, de um ano para outro. Incluindo também quais modalidades estão sendo adotadas e quais as formas de manejo. A plataforma busca facilitar o acesso as informações sobre os sistemas ILPF, afim de criar dados disponíveis e confiáveis para tomada de decisão pelo governo, por empresas privadas e pelos produtores. Assim poderemos incentivar a adoção desses sistemas. Os dados utilizados vão compor um banco da Embrapa, inicialmente essas informações não serão públicas, mas o próximo passo do projeto é tornar esse banco público para consulta”, afirma Fernanda Granja coordenadora das Câmaras de Carbono e Agricultura Digital da Rede ILPF.

“Para Margareth Simões da Embrapa Solos e responsável pelo desenvolvimento do ILPFDigital, o aplicativo é simples de ser utilizado e ao mapear os talhões o produtor ajuda a entender o que está acontecendo no estado, se são necessários mais programas de incentivo, mais financiamento, mais política pública e ajuda na tomada de decisão e planejamento.”

O evento foi organizado pela equipe do SustentAgro, projeto executado pela Rede ILPF, com recurso do Land Innovation Fund (LIF), que incentiva, por meio de transferência de tecnologia, capacitações e diversas outras ações, a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para Mariana Galvão, representante do Land Innovation Fund, projeto SustentAgro traz inovação, foco na fazenda e portifólio integrado. Através da integração dos setores financeiro, de mercado e de pesquisa, além da expansão de parcerias com os estados.”A gente acredita que trazendo os elementos necessários, tanto de integração de instituições de diferentes setores, quanto de integração no campo. Somente assim, é possível fazer uma transformação para uma produção mais sustentável e inteligente,” finaliza Mariana.

A Roda de Conversa teve como tema a “Integração Lavoura-Pecuária como uma alternativa sustentável”. Participaram do debate os pesquisadores Dr. Rodrigo Amorim Barbosa – Pesquisador da Embrapa Gado de Corte – Atua na área de avaliação de novos materiais forrageiros para melhoramento genético de gramíneas tropicais e na área de manejo de pastagens como foco em estratégias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção animal em pasto.

Dra. Mariana de Aragão Pereira – Pesquisadora da Embrapa Gado de Corte. Atua na área de Economia e Administração Rural, com ênfase em sistemas de produção e custos em pecuária de corte, sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta(SLFS), tomada de decisões, adoção e impacto de tecnologias e gestão agrícola, incluindo o desenvolvimento de ferramentas gerenciais.

Dr. Edson Luis Bolfe – Pesquisador Embrapa Agricultura Digital. Atua em projetos de pesquisa envolvendo temas como a dinâmica de uso e cobertura das terras, sensoriamento remoto, mapeamento e monitoramento agrícola e ambiental.

Dra. Margareth Simões – Pesquisadora da Embrapa Solos. Grande experiência em Geoinformática com ênfase em Sensoriamento Remoto, Análise Espacial, Ciência de Dados, Business Intelligence aplicado à agricultura digital, monitoramento/planejamento ambiental, Mudança de Uso da Terra (LUC) e Modelagem de Uso da Terra (LUM).

Nilo Sander, coordenador do Projeto SustentAgro pela Rede ILPF, afirma que ações como essas fortalecem toda o segmento e fortalece inciciativas em prol da sustentabilidade agropecuária brasileira.