Projeto SustentAgro promove eventos técnicos-científicos para fortalecer a adoção de ILPF na produção de soja em Iporá-GO

Projeto SustentAgro promove eventos técnicos-científicos para fortalecer a adoção de ILPF na produção de soja em Iporá-GO

Iporá, Goiás – O Programa SustentAgro, em parceria com o IF Goiano Campus Iporá e o Sindicato Rural de Iporá, realizou nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2024, eventos técnicos-científicos com o objetivo de fortalecer e incentivar a adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na cadeia sustentável de produção da soja na região de Iporá-GO.

O evento contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre agricultores, acadêmicos e profissionais do setor, que tiveram a oportunidade de participar de palestras, diálogos produtivos e dia de campo, promovendo a troca de conhecimento e experiências sobre práticas sustentáveis na agricultura.

Durante o evento, foram abordados temas como a produção de forragens e grãos no sistema ILPF, a produção de carne sustentável, o CCN (Carne Carbono Neutro) e o sequestro de carbono no solo, destacando a importância da integração de diferentes sistemas de produção para aumentar a produtividade, sustentabilidade e rentabilidade na cadeia sustentável da soja.

Segundo Jaqueline Jesus, Supervisora de Articulação e Treinamento Projeto SustentAgro, estes eventos são fundamentais: “Os profissionais, quando saem da academia, saem capacitados em apenas uma das áreas. Quando estes profissionais começam a trabalhar com o sistema ILPF, eles precisam conhecer os três componentes: pecuária, agricultura e silvicultura. As ações de transferência de tecnologia vêm para isso, para que o profissional possa conhecer como trabalhar com diversos componentes na mesma área e assim poder auxiliar na implantação de ILPF nas propriedades.”

Já Nilo Sander, Coordenador do Projeto SustentAgro, enfatiza que a ampliação da adoção dos sistemas integrados depende muito destes eventos: “Só vamos conseguir aumentar a área de adoção de sistemas ILPF quando nós tivermos técnicos que saibam fazer a aplicação desde o planejamento à execução e monitoramento. Então eventos como este, áreas de referência de tecnologia, servem como escola em campo. Os alunos do IF Goiano e produtores podem conhecer e vivenciar na prática, como uma lavoura vai interagir com árvores e pecuária.”

O evento também contou com a participação de Paulo Henrique (PH), um produtor local, que compartilhou sua experiência com o Projeto SustentAgro e com os sistemas de integração na construção de um sonho: “O nosso sítio é a realização de um sonho, ver este sonho se tornando realidade, ver isto de maneira sólida é a realização de um sonho. E hoje, neste dia de campo, como nós não temos uma propriedade tão grande para produção agrícola, a gente vê uma oportunidade de incluir o componente arbóreo. Integrar a lavoura de capim para restaurar o solo degradado e no final do ano começar a integrar pecuária com floresta.”

O Programa SustentAgro é financiado pelo LIF – Land Innovation Fund e juntos estamos comprometidos em promover a adoção de práticas sustentáveis na agricultura, contribuindo para a produção de alimentos de forma mais eficiente e ambientalmente responsável. Através de eventos como esse, o Projeto SustentAgro continua inspirando e capacitando profissionais e produtores a implementarem sistemas inovadores e sustentáveis, garantindo assim um futuro mais próspero e equilibrado para a agricultura.

Para mais informações sobre o Projeto SustentAgro e a adoção de sistemas ILPF, acesse o site oficial do projeto em redeilpf.org.br.