A Embrapa Agricultura Digital e a Associação Rede ILPF assinaram um acordo de parceria para levar os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) como estratégia de recuperação de pastagens de baixa produtividade para distritos agrotecnológicos (DAT) do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (Semear Digital).
Pelo acordo, a Rede ILPF capacitará agentes de assistência técnica utilizando sua plataforma digital de aprendizagem, promovendo dias de campo, fará acompanhamento e assistência técnica de produtores em duas áreas e realizará o monitoramento da mudança do uso da terra por meio de sensoriamento remoto.
No município de Guia Lopes da Laguna (MS) serão instaladas duas Unidades de Divulgação de Tecnologia em áreas de produtores, com uso de sistemas silvipastoris (ou integração pecuária-floresta) e sistemas agroflorestais (SAF). Essas Unidades serão acompanhadas pela Rede ILPF por meio do projeto SustentAgro, cujo financiamento é do Land Innovation Fund.
De acordo com a coordenadora de parcerias do Semear Digital, Luciana Alvim Romani, o objetivo do programa é levar tecnologias digitais e capacitação a todos os DATs nos 10 municípios participantes. Após o diagnóstico dos municípios, foram identificadas possibilidades de parcerias que podem contribuir com a solução de problemas identificados.
Os sistemas ILPF são alternativas viáveis para a recuperação de pastagens, melhorando a produtividade da pecuária. Também atuarão no DAT do Guia Lopes da Laguna, além da Embrapa Agricultura Digital, como três Unidades da Embrapa de Mato Grosso do Sul, Agropecuária Oeste, Gado de Corte e Pantanal.
A Rede ILPF também atuará no Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital por meio das Câmaras Temáticas de Carbono e de Agricultura Digital, cuja colaboração é composta pelos pesquisadores Bruno Alves e Ivan Bergier.
A Associação Rede ILPF é uma parceria pública privada que participa da Embrapa e de instituições privadas como Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro. Tem como objetivo contribuir para uma maior adoção de sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil, como forma de intensificar de maneira sustentável a produção agropecuária.
Semear Digital
O Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (Semear Digital) é um centro virtual financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que busca solucionar problemas específicos que gerem impacto social e econômico. O trabalho é interinstitucional, reunindo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Esalq/USP, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Inatel e Ufla.
O programa prevê a implantação de dez Distritos Agrotecnológicos, sendo cinco deles no estado de São Paulo, e os demais em Minas Gerais, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. A escolha dos municípios foi feita por meio da análise de indicadores socioeconômicos.
Em cada município uma equipe envolvida tem feito diagnósticos para identificação de problemas e levantamento de possíveis soluções já existentes ou que precisam ser trabalhadas pela pesquisa. Destacam-se questões ligadas à conectividade, uso de tecnologias de agricultura digital, sensoriamento remoto, automação, agricultura de precisão, certificação e rastreabilidade.
Ao final de cinco anos serão feitas avaliações de impacto para mensurar os resultados práticos dos projetos executados.
Além da Rede ILPF, um acordo de cooperação foi assinado recentemente com a Jacto .
Gabriel Faria (MTB 15.624 MG)
Embrapa Agricultura Digital
perguntas da imprensa
agricultura-digital.imprensa@embrpa.br