Você está visualizando atualmente Rede ILPF e Embrapa divulgam sistemas integrados de ILPF na Expoforest 2023, maior feira florestal da América Latina.

Rede ILPF e Embrapa divulgam sistemas integrados de ILPF na Expoforest 2023, maior feira florestal da América Latina.

A Rede ILPF, em parceria com a Embrapa, participou da Expoforest 2023, a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira de florestas plantadas.

Dirigentes das Associadas da Rede ILPF, Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro,  participaram das ações do estande, receberam delegações de sete países para falar sobre a sustentabilidade de Agropecuária Brasileira e participaram do coquetel em homenagem ais 50 anos da Embrapa com a presença de vários empresários do segmento.

Este ano, o público total foi de 35.933 pessoas, e 42 países. A Expoforest foi realizada em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 9 e 11 de Agosto.

A Feira, realizada em uma área de 200 hectares de plantio de eucalipto da empresa Sylvamo, contorna com uma trilha de quase 5 km, com 235 estandes e áreas dinâmicas. O visitante pode presenciar várias demonstrações de maquinário de tecnologia do setor.

“Celebramos a pujança e a tecnologia do setor florestal brasileiro. Somos líderes em produtividade, são 10 milhões de hectares de florestas plantadas e estamos aqui para comemorar”, disse Ricardo Malinovski, CEO do Grupo Malinovski.

A Expoforest teve dois eventos técnicos: O Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal que a cada edição ganha mais relevância, sendo considerado um dos eventos técnicos mais antigos do setor florestal brasileiro e mundial. Há 46 anos é palco de discussão acerca das principais tendências, novidades e tecnologias sobre colheita e transporte de madeira.

E o  5º Encontro Brasileiro de Silvicultura, realizado nos dias 07 e 08 de agosto, no Centro de Eventos Ribeirão Shopping, que apresentou os desafios para a produção florestal, silvicultura digital, casos de inovação e tecnologia e os rumos da mecanização e escassez de mão de obra.  Em mesas redondas, palestras e interações com o público, especialistas e formadores de opinião do mercado florestal brasileiro discutiram os temas que nortearão as tendências deste segmento nos próximos anos, promovendo o intercâmbio técnico-científico entre profissionais e instituições que atuam na área florestal.

Durante os três dias o estande da Embrapa, em parceria com a Rede ILPF, promoveu várias atividades oferecendo ao público visitante informações sobre diversas pesquisas e tecnologias da Embrapa: sistemas de produção de eucalipto e pinus, controle de pragas, mudança climática, ILPF, biotecnologia e manejo florestal sustentável.

Por meio da Realidade virtual, o público pode conhecer uma fazenda com sistemas integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e ainda conhecer presencialmente uma vitrine demonstrativa de sistema silvipastoril com gado, pastagem e eucalipto, simulando o manejo florestal para produção de biomassa.

Para Isabel Ferreira, diretora Executiva da Rede ILPF, eventos como esses fortalecem as parcerias e apresentam ao público soluções inovadoras e tendências do mercado para agregar ainda mais valor ao setor.

Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, o evento é um espaço para estabelecer e fortalecer relações entre a pesquisa e o setor florestal. “A Embrapa é uma rede brasileira com 43 centros de pesquisa em agricultura, pecuária e florestas. Nos integramos ao setor florestal de diferentes maneiras. Ao longo do tempo, percebemos que a Expoforest e a Semana Florestal Brasileira são um dos principais canais de transferência de inovação e de ligação com o mundo”, disse Schaitza.