Rede ILPF e Embrapa Meio-Norte debatem adoção de ILPF no Matopiba durante Simpósio de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta.

Rede ILPF e Embrapa Meio-Norte debatem adoção de ILPF no Matopiba durante Simpósio de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta.

A Rede ILPF, representada pela coordenadora de projetos, Andreza Cruz, apoiou o  Simpósio de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no dia 4 de abril. em Teresina (PI).

Pesquisadores de diversas unidades da Embrapa debateram as vantagens e limitações da adoção de sistemas integrados no Matopiba.

O evento foi realizado na Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI) com a participação de técnicos, consultores, pesquisadores, professores, produtores e estudantes de graduação e pós-graduação em ciências agrárias.

De acordo com o pesquisador Henrique Antunes, da Embrapa Meio-Norte, coordenador do evento, o Simpósio buscou promover as vantagens, benefícios e diferenciais do sistema ILPF na região do Matopiba. “É importante apresentar vantagens técnicas e limitações para adoção desses sistemas, as tecnologias desenvolvidas e adaptadas para seu uso e implantação, além de compartilhar experiências práticas”, afirma.  

A programação do Simpósio contou com a exposição de resultados de pesquisas nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins; além de palestras mais generalistas abordando temas como carne de baixo carbono e carbono neutro, manejo de pastagens e cultivo de grãos.

Os temas abordados nas palestras e mesas redondas foram: histórico do sistema ILPF desenvolvido e validado pela Embrapa na região do Matopiba; experiências e dados de pesquisas no Maranhão e Piauí; sustentabilidade de sistemas integrados com aporte de biomassa no Tocantins; carne carbono neutro e baixo carbono e sua relação com sistemas integrados; manejo de pastagens; experiências e dados do Sistema Antecipe no Matopiba e a experiência da Fazenda Barbosa com esse sistema.