Sítio Nelson Guerreiro | Brotas – SP – Agosto/2018

Sítio Nelson Guerreiro | Brotas – SP – Agosto/2018

Sítio diversifica fonte de renda com implantação de ILPF

  

Da monocultura para a diversificação. Até 2011, o sítio Nelson Guerreiro, localizado em Brotas, interior de São Paulo, tinha como única fonte de renda a laranja. Com a crise da citricultura, iniciada em 2005, os proprietários começaram a enfrentar problemas.   

Maria Fernanda Guerreiro e Luiz Fernando da Silva sentiram necessidade de diversificar as atividades do sítio para evitar mais prejuízos.

Com apoio da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), em 2011, os produtores adotaram o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em 45,9 hectares da área da fazenda.

Além de uma alternativa sustentável, o novo modelo produtivo implantado no sítio conciliou diversas atividades econômicas que envolveram agricultura, floresta e pecuária em uma mesma área.

Enquanto as árvores cresciam, foi cultivado milho e pastagem. Segundo Maria Fernanda, o retono dos animais variou de acordo com a área integrada.

“Em algumas os animais entraram após um ano do plantio dos eucaliptos, outras um pouco mais tarde. Ainda, tivemos áreas em que os animais não deixaram de entrar”, explicou.

Na propriedade, que antes era basicamente plantação de laranja, hoje predomina a diversificação. São plantados grãos, cana, eucalipto, pasto e citrus. Todos os produtos são beneficiados na própria fazenda e comercializados diretamente pelos pecuaristas.

São produzidos e vendidos fubá, lenha, carne e laranja.

“Conseguimos agregar valor à produção e comercializar nossas mercadorias sem atravessadores”, conta Luiz Fernando.

Conheça mais sobre esta experiência no vídeo abaixo:

ILPF no Sítio Nelson Guerreiro

Gisele Rosso (MTB 3089/PR) 
Embrapa Pecuária Sudeste 
 
Telefone: (16) 3411 5625

 

[zt_persons slider=”no” pager=”no” controls=”no” auto=”no” item=”1″][zt_person name=”” position=”” phone=”” description=”” image=”images/sitio-nelson-guerreiro/LFernando.jpg” imgtype=”circle” ][/zt_person][/zt_persons]

[zt_testimonial autoPlay=”yes” numSlides=”1″ paging=”yes” controls=”yes”][zt_testimonial_item bgColor=”#f6f6f6″ textColor=”#747474″ name=”Luiz Fernando da Silva” company=”Proprietário do Sítio Nelson Guerreiro” borderRadius=”4″]”Conseguimos agregar valor à produção e comercializar nossas mercadorias sem atravessadores”[/zt_testimonial_item][/zt_testimonial]