Trabalho de pesquisa de Pelotas faz parte da maior publicação sobre ILPF do Brasil – 31/10/2019

Trabalho de pesquisa de Pelotas faz parte da maior publicação sobre ILPF do Brasil – 31/10/2019

Pesquisa usa instrumentos para garantir a qualidade do sistema ILP neste ambiente, através do manejo sustentável do pastejo e do pastoreio.

Com a participação de especialistas de diferentes áreas relacionadas à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) a Embrapa lançou o e-book ILPF – Inovação com Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta, disponível gratuitamente. A publicação reúne o que há de mais relevante sobre os sistemas integrados de produção no País e contou com a participação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), através do capítulo Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em Solos Hidromórficos no Bioma Pampa, de autoria dos pesquisadores Jamir Luís Silva da Silva e Claudio Ramalho Townsend (in memorian). O capítulo apresenta um panorama sobre a integração lavoura-pecuária nas condições de terras baixas do Bioma Pampa.

Integração lavoura-pecuária (ILP) em solos hidromórficos no bioma Pampa
De acordo com o estudo, a aplicação de tecnologias recomendadas e investimentos em manejo sustentável permitem bom desempenho do sistema de ILP e rentabilidade, em curto espaço de tempo, nas terras baixas do bioma Pampa. Como aponta o pesquisador Jamir Silva, os principais instrumentos para garantir a qualidade do sistema ILP neste ambiente estão relacionados ao manejo sustentável do pastejo e do pastoreio. Com enfoque para a carga animal, que deve estar ajustada de acordo com a capacidade de suporte das pastagens, permitindo a ciclagem de nutrientes e a estruturação da matéria orgânica de solos hidromórficos. Segundo ele, ferramentas como drenagem, calagem e adubação de sistemas, com adubo colocado na fase pastagem, também são necessárias para garantir a qualidade do sistema ILP nos solos hidromórficos do bioma Pampa.

Além disso, o capítulo apresenta aspectos relevantes de sistemas que foram colocados em prática nesse ambiente e vêm gerando resultados eficientes, com destaque para o sistema de ILP em sucessão à lavoura de arroz  e, durante o período de pousio da cultura de arroz irrigado, faz-se a rotação/sucessão com culturas de sequeiro, como soja, milho e sorgo. Acompanhe o convite do pesquisador.

Sobre a Obra
Voltada à agricultura tropical a obra é a maior sobre o tema até o momento. O material está organizado em quatro blocos temáticos e conta com 50 capítulos, mais de 170 autores (nacionais e internacionais), de instituições públicas e privadas, e quase 900 páginas que contribuem com os estudos relacionados a sistemas integrados de produção. Além de conter informações atualizadas de edições anteriores, lançadas em 2011 e 2012, a publicação reúne tópicos atualmente relevantes relacionados a esses sistemas. O lançamento oficial foi realizado durante o Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), em  outubro, em Curitiba/PR.

O E-book ILPF – Inovação com Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta está disponível para download aqui.

 
 
Thais Boa Nova (Colaboradora)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (053) 3275-8113