Caravana ILPF e Câmara Temática de Carbono promovem debate sobre a adoção da ILPF como viabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono.

Caravana ILPF e Câmara Temática de Carbono promovem debate sobre a adoção da ILPF como viabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono.

No dia 24 de março de 2023, durante a Caravana ILPF etapa MG e GO, ocorreu o painel de debates da Câmara Temática de Carbono com o tema: “Adoção da ILPF: viabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono”. O painel foi organizado pela equipe da Câmara Temática de Carbono e da Caravana ILPF, projetos da Associação Rede ILPF.

Painelistas de diversos segmentos participaram do debate que gerou discussões valiosas sobre o assunto: Beata Madari, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão); João Asmar Junior, Diretor de pesquisa agropecuária da Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária de Goiás (Emater-GO); Pedro Vilela, Gerente de sustentabilidade agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-GO) e membro do Grupo Gestor Plano ABC+Goiás; Leonardo Furquim, diretor técnico do Sistema FAEG/SENAR; Renato Rodrigues, Diretor da América latina da Regrow Agriculture; e Virgílio Pereira, consultor da Way Carbon. O objetivo foi contextualizar as oportunidades da ILPF no mercado de carbono segundo a visão de diferentes setores da sociedade (estado, extensão, capacitação, pesquisa e setor privado).

No primeiro momento do debate ocorreu uma breve apresentação da Câmara Temática de Carbono da rede ILPF, coordenada pelo pesquisador Dr. Bruno José Rodrigues Alves, da EMBRAPA agrobiologia. Ele citou os três pilares de atuação da Câmara de Carbono: Pesquisa e desenvolvimento (P&D), Comunicação Inovação e Representação/Advocacy

O evento foi realizado no auditório do SENAR-GO, em Goiânia-GO e levou informações sobre os sistemas ILPF no estado de Goiás, além de debater sobre o mercado de carbono segundo a visão de diferentes setores da sociedade (estado, órgãos de extensão capacitação, pesquisa e setor privado). O painel de debates teve como público-alvo estudantes, técnicos, pesquisadores e produtores rurais.

A Câmara Temática de Carbono da Rede ILPF é uma das frentes de trabalho da Associação e tem entre os objetivos promover a descarbonização do setor agropecuário por meio da ILPF, avaliar o potencial de geração de créditos de carbono em diferentes modelos de Integração e foco na viabilidade econômica e ambiental.