No momento, você está visualizando Encontro em Avaré e Dia de Campo em Taquarituba dão arranque ao terceiro ano do Integra SP
Crédito: Rede ILPF

Encontro em Avaré e Dia de Campo em Taquarituba dão arranque ao terceiro ano do Integra SP

Iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura por meio da CATI SP e da Embrapa Pecuária Sudeste, tem como principal proposta recuperar pastagens degradadas no estado por meio da implantação do Sistema ILPF

Foi dado o arranque, nesta terça-feira (8), em Avaré, ao terceiro ano do projeto Integra SP da Rede ILPF. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio da CATI SP e da Embrapa Pecuária Sudeste, tem como principal proposta recuperar pastagens degradadas no estado por meio da implantação do Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

De acordo com a coordenadora de projetos da Rede ILPF, Andreza Cruz, o encontro, organizado pela regional da CATI na Associação Regional dos Engenheiros Arquitetos Agrônomos de Avaré, contou com a participação de 44 técnicos do órgão estadual de 15 regionais, 3 representantes da Embrapa e uma bolsista da Rede.

Neste primeiro momento, o objetivo, destaca Andreza, foi a validação das propriedades rurais participantes do projeto, que terão seus indicadores socioambientais e econômicos monitorados, bem como o alinhamento do cronograma de difusão tecnológica da iniciativa para mais produtores.

Além disso, houve também um Dia de Campo na Chácara Águas Claras, em Taquarituba, uma das propriedades monitoradas pelo Integra SP, atividade na qual foi possível demonstrar avanços na recuperação de pastagens. Em cerca de 3 hectares próprios, com mais 7 arrendados, o produtor rural conseguiu melhorar as condições do pasto, com o uso da rotação com a agricultura, utilizar melhor as áreas de sombra para bem-estar dos animais, obter mais alimento para o rebanho, em particular para o período seco de inverno e elevar a produção de leite por vaca.

O Dia de Campo contou com a presença de cerca de 90 pessoas, entre produtores, técnicos da CATI do Integra SP, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste e parceiros locais, como a Unimaq, concessionária John Deere da região.