Ferramentas digitais para caprinocultura e ovinocultura serão lançadas no Semiárido Show – 18/11/2019

Ferramentas digitais para caprinocultura e ovinocultura serão lançadas no Semiárido Show – 18/11/2019

Aplicativo BioSemeie será lançado nesta terça-feira (19), no Semiárido Show

O público visitante do Semiárido Show de 2019 com interesse na caprinocultura e ovinocultura terá oportunidade de conhecer duas novas ferramentas digitais, além de oficinas e cursos voltados para essas atividades. A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) promoverá os lançamentos do aplicativo BioSemeie, da página do CIM Zoossanitário, além de capacitações e discussões sobre aspectos relacionados à produção, no evento que acontecerá de 19 a 22 de novembro na Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE).

Nesta terça-feira (19), na sala Baraúna, o CIM Zoosanitário, ferramenta desenvolvida pela Embrapa e parceiros para compartilhamento de informações sobre doenças que acometem rebanhos de caprinos e ovinos, será apresentado ao público a partir das 14 horas pelo pesquisador Selmo Alves. A página no portal da Embrapa representará uma inovação na área de defesa sanitária porque possibilita analisar riscos e definir estratégias para controle de doenças já existentes e prevenção de novas. 

Os agentes das cadeias produtivas de caprinos e ovinos terão acesso, inicialmente, ao zoneamento da prevalência de quatro doenças: Artrite Encefalite Caprina (CAE), Brucelose ovina, Linfadenite Caseosa e Maedi Visna, em sete estados da região Nordeste. Estes dados são fruto do trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa Caprinos e Ovinos, entre os anos de 2013 e 2019, que analisou 19.471 amostras sorológicas em 433 propriedades localizadas em 90 municípios de sete estados da região Nordeste. A estruturação dos dados que compõem o CIM Zoossanitário para disponibilizá-los ao público foi realizada pela Embrapa Territorial.

Na sequência, a partir das 15 horas, será a vez do lançamento do BioSemeie, aplicativo gratuito para celulares com sistema operacional Android, que tem como principais funções o controle de estoque e o intercâmbio de sementes, integrando seus futuros usuários que poderão fazer o download a partir da Google Play. A ferramenta será apresentada pelo pesquisador Raimundo Lôbo.

O BioSemeie possibilitará que gestores de casas e bancos comunitários de sementes possam fazer um controle informatizado de seus estoques, além de cadastrar informações sobre o material, que poderão ser compartilhadas com os demais usuários, facilitando o intercâmbio entre eles. A expectativa é de que a ferramenta também contribua para a conservação e a troca de conhecimentos, principalmente das chamadas sementes crioulas, tradicionalmente usadas por comunidades de agricultores, algumas delas com características como resistência à seca e boa produtividade.

Oficinas e cursos

Os participantes do Semiárido Show também terão diferentes oportunidades de capacitação. Na quarta-feira (20), o zootecnista e pesquisador Klinger Magalhães conduzirá, de 8 às 12 horas, no auditório Maniçoba, oficina sobre custos de produção na criação de caprinos e ovinos. Klinger demonstrará o uso dos aplicativos CIM Custos e CIM Rebanho que, respectivamente, facilita o cálculo de indicadores econômicos de produção e simula evoluções de rebanhos de acordo com interesses produtivos.

Na quinta-feira (21), o analista Lucas Oliveira ministrará minicurso sobre planejamento alimentar com orçamento forrageiro, das 8 às 12 horas, na Sala Umbuzeiro. O curso também é baseado no uso de um aplicativo gratuito, o Orçamento Forrageiro, que auxilia os produtores rurais a planejar a alimentação de seus rebanhos, principalmente para períodos críticos como nos meses de estiagem. O usuário pode calcular a quantidade de forragem disponível, a estimativa de consumo de seu rebanho e, calcular, mês a mês, se há sobra ou déficit de forragem.

Outras duas oficinas demonstrativas em campo terão caprinocultura e ovinocultura como foco. A Técnica Embrapa de Inseminação Artificial em Caprinos, que facilita o manejo e favorece o bem-estar das fêmeas, será demonstrada pelo analista Alexandre Monteiro, nos dias 20 e 21, no horário de 9 às 10 horas. 

Nestes mesmos dias, no horário de 10 às 11 horas, Alexandre também conduzirá oficina prática sobre controle de verminose em ovinos e caprinos. Os interessados conhecerão um conjunto de estratégias que combinam a utilização racional de vermífugos no controle parasitário e o manejo de produção para reduzir tanto a contaminação do ambiente quanto infecção do rebanho por vermes.

Na sexta-feira (22), será a vez do pesquisador Rafael Tonucci apresentar resultados do experimento de um sistema silvipastoril indicado para Caatinga, desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos, no minicurso Sistemas de ILPF para o Semiárido nordestino, na Sala Juazeiro, de 8 às 12 horas. Ele também participará do Encontro Modelos de ILPF para o Semiárido, que acontece no dia 20, das 8 às 17 horas, no Auditório Macambira.

Eventos simultâneos

A equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos também participará dos eventos simultâneos à realização do Semiárido Show. No dia 21, a pesquisadora Luice Bueno apresentará palestra sobre o programa de melhoramento genético de gramínea Urochloa para o semiárido brasileiro, às 10 horas, no Workshop Diversificação de Forrageiras para o Semiárido, que acontecerá na Sala Sete Cascas.

O Seminário II Encontro Nacional das Rotas de Integração, que acontecerá também no dia 21, das 8 às 17 horas, na Sala Faveleira, terá a participação do pesquisador Octávio Morais. A Embrapa Caprinos e Ovinos é uma das instituições envolvidas na execução do programa Rota do Cordeiro, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

A Audiência Pública sobre Caprinovinocultura, no dia 21, contará com os pesquisadores Marco Bomfim (chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos) e Olivardo Facó. Na audiência, que acontecerá das 13 às 17 horas, na Sala Baraúna, serão apresentados dados das discussões da IX SECOB, que mobilizou representantes do setor produtivo no mês de setembro, em Sobral (CE). Também será lançado o livro Produção de Caprinos no Brasil.

Para conferir a programação do evento, é só clicar em: https://www.embrapa.br/semiaridoshow

Foto: Maíra Vergne 
Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (88) 3112.7413
 
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/