Show Rural Coopavel terá plot da Embrapa com inoculante solubilizador de fosfato – 31/01/2020

Show Rural Coopavel terá plot da Embrapa com inoculante solubilizador de fosfato – 31/01/2020

A Embrapa apresentará mais de 50 inovações tecnológicas na 32ª edição do Show Rural Coopavel, entre elas o inovações o inoculante BiomaPhos.

Entre os dias 3 a 7 de fevereiro de 2020, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estará presente na 32ª Edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná.

Neste evento, a Embrapa será representada por sua Secretaria de Inovação e Negócios e por 11 Unidades de pesquisa: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pantanal, Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Soja, Embrapa Suínos e Aves e Embrapa Trigo.

A Embrapa Milho e Sorgo apresentará o inoculante BiomaPhos, aplicado em lavouras de milho, sorgo e milheto, consorciados com capim. A pesquisadora da área de Microbiologia do Solo Christiane Paiva ministrará palestras sobre este inoculante e sobre boas práticas de inoculação. Além disso, junto com o pesquisador Walter Meirelles, apoiará as atividades nos plots de campo, para apresentar as tecnologias ao público.

“Estas soluções tecnológicas serão apresentadas no Show Rural 2020 em parceria com a Embrapa Gado de Corte e a Embrapa Gado de Leite, sob coordenação dos Setores de Transferência de Tecnologia”, ressalta o engenheiro agrônomo Fredson Chaves, da Embrapa Milho e Sorgo.

 “A participação da Embrapa em eventos tecnológicos, como o Show Rural, é uma oportunidade de levar ao conhecimento do público as tecnologias geradas pela Empresa, que possam contribuir para o desenvolvimento das atividades do produtor rural e o aumento de sua renda, agregando valor à produção agropecuária nacional”, diz Chaves.

BiomaPHOS

O BiomaPhos é um inoculante solubilizador de fosfato para a cultura do milho com microrganismos tropicais do Brasil. Foi desenvolvido pela Bioma Indústria, Comércio e Distribuição Ltda. a partir de tecnologia da Embrapa, que são as cepas selecionadas de Bacillus subtilis e Bacillus megaterium e o know how associado a elas.

O desenvolvimento desta tecnologia foi liderado pela pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, e por sua equipe, em parceria com a empresa Bioma. “O inoculante foi desenvolvido para aumentar da eficiência de absorção de fósforo pelas culturas, sendo um produto biológico de menor custo para o produtor e que confere ganhos ambientais para a agricultura”, explica a pesquisadora.

É um inoculante líquido, recomendado para o tratamento de sementes ou aplicação via jato dirigido no sulco de semeadura. Quando utilizado via tratamento de sementes ou sulco de semeadura, o BiomaPhos se associa à planta desde o início da formação das raízes. As bactérias presentes no produto se multiplicam e colonizam a rizosfera da planta. Durante esse processo, as cepas dos Bacillus spp. iniciam a produção de diferentes ácidos orgânicos que atuam na porção do solo em contato com as raízes das plantas, iniciando o processo de solubilização do fósforo que está ligado ao cálcio, alumínio e ferro presentes no solo, deixando-o disponível para a absorção e assimilação pela planta. As cepas também liberam enzimas fitases que disponibilizam o fósforo orgânico presente na matéria orgânica do solo.

O inoculante promove a solubilização de fosfatos presentes no solo, o aumento da aquisição do fósforo, o aumento da produção da cultura e permite, em alguns casos, uma redução da dose da adubação fosfatada a ser utilizada. No caso de produtores que optarem pela adubação com fosfatos de rocha, ou pela mistura de fontes solúveis ou de menor solubilidade de adubo fosfatado, o inoculante permite uma maior disponibilidade deste nutriente para as plantas. Ele também é útil para áreas com alto teor de fósforo orgânico, como aquelas sob plantio direto, onde a ação destes microrganismos irá permitir a ciclagem e disponibilização do fósforo de forma mais eficiente.

Milho BRS 3042

O BRS 3042 é um híbrido triplo de milho, indicado para a produção de grãos, com ciclo precoce e alta resistência a acamamento e quebramento. Possui estabilidade de produção com adaptação ampla para o seu cultivo, com destaque para a safrinha do Brasil Central. Apresenta excelente relação custo-benefício, pelo menor custo de produção de sementes e boa resposta em lavouras de médio a alto investimento.

A cultivar é moderadamente resistente às principais doenças da cultura do milho, como cercosporiose, diplodia, ferrugem-branca, mancha-branca e mancha-de-turcicum. É moderadamente suscetível à antracnose e ao enfezamento. Suscetível à ferrugem-polissora.

Sorgo forrageiro BRS 658

O BRS 658 é um híbrido de sorgo forrageiro desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo para atender a demanda por maior eficiência e melhor qualidade na alimentação de bovinos.

Esse híbrido tem produtividade média de 50 t/ha de produção de massa verde, ciclo vegetativo adequado para ensilagem, colmos com excelente padrão fermentativo e alta porcentagem de grãos na massa, proporcionando uma silagem de alta digestibilidade e alto teor proteico (entre 8 e 9% de proteína bruta).

O BRS 658 possui estabilidade de produção, tolerância à seca, baixo custo de produção e alta qualidade de forragem. Além disso, possui alta resistência ao acamamento, alta sanidade foliar, com destaque para a tolerância ao míldio (Peronosclerospora sorghi).

Milheto BRS 1503

A variedade de milheto BRS 1503 é adaptada para produção de massa em sistemas de plantio direto e com bom potencial de produção de grãos. A produtividade de grãos é de 2,5 t/ha. Apresenta também boa capacidade de perfilhamento, com crescimento rápido e alta produção de biomassa, com sistema radicular profundo e abundante, promove a ciclagem de nutrientes para a camada mais superficial do solo. A cultivar apresenta baixo fator de reprodução das principais espécies de nematoides.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Show Rural Coopavel

A 32ª edição do Show Rural Coopavel traz neste ano o tema “Reinvente sua Vida no Campo”. Acontecerá em um ambiente de 720 mil metros quadrados, na BR-277, saída para Curitiba, a cerca de dez quilômetros do centro de Cascavel. Serão 650 expositores e expectativa de público de 250 mil visitantes. (Assessoria Coopavel).

Leia também:

Embrapa terá cinco lançamentos no Show Rural Coopavel

Produto com tecnologia brasileira pode reverter dependência por adubos fosfatados

Confira mais informações: www.embrapa.br/showrural

Foto: Show Rural Coopavel 

Sandra Brito (MTb 06230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (31) 3027-1223