Fazenda Laço de Ouro | Almas – TO – Março/2017

Fazenda Laço de Ouro | Almas – TO – Março/2017

Em três anos, 60% da área de pastagem da fazenda Laço de Ouro foi recuperada

 

 

O sr. Neiçon Gomes tem uma propriedade rural no município de Almas, que fica na região Sudeste do Tocantins. A Embrapa e parceiros, tanto da área pública como da iniciativa privada, trabalham com integração lavoura-pecuária na Laço de Ouro desde a safra 2013/2014.

Conheça um pouco dessa história. Quem a resume é Pedro Alcântara, zootecnista que trabalha com transferência de tecnologia na Embrapa no Tocantins. Apesar do nome Embrapa Pesca e Aquicultura, a unidade da empresa no estado também trabalha com sistemas agrícolas.

“A Fazenda Laço de Ouro é uma típica propriedade de agricultura familiar do Sudeste do Tocantins. A principal atividade é a pecuária de corte, atuando na fase de cria. Em 2013, as pastagens da propriedade encontravam-se em elevado grau de degradação. Diante desta situação, os produtores, sr. Neiçon Gomes e sra. Neiva Gomes, procuraram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), instituição de assistência técnica e extensão rural oficial do estado, em busca de assistência técnica.

Na safra 2013/2014, iniciou-se um trabalho de recuperação das pastagens degradadas, coordenado pelo extensionista João de Albuquerque Filho, do Ruraltins, com o apoio técnico da Embrapa. Neste trabalho, a integração lavoura-pecuária, na modalidade Sistema Barreirão, foi utilizada. Inicialmente, o milho foi a cultura escolhida, sendo nas safras seguintes substituído pelo sorgo forrageiro. Na safra 2014/2015, a propriedade implantou um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta com eucalipto.

Atualmente, cerca de 60% das pastagens da propriedade já foram recuperadas, o que elevou a capacidade de suporte e a produção de bezerros da fazenda, tendo a ILPF contribuído nesse processo”.

De acordo com o produtor Neiçon, hoje há três vezes mais gado na propriedade. Se em relativo pouco tempo já houve resultados bons como esses (mais da metade da área de pastagens recuperada e gado triplicado), pode-se continuar esperando mais evolução na Laço de Ouro. A ideia é que de fato ela seja uma propriedade referência para o Sudeste tocantinense. E está indo, firme, rumo a esse objetivo.

ILPF na fazenda Laço de Ouro, em Almas (TO)

 

Clenio Araujo (6279/MG) 
Embrapa Pesca e Aquicultura 
pesca-e-aquicultura.imprensa@embrapa.br 
Telefone: (63) 3229-7836

Fotos: Jefferson Christofoletti

[zt_persons slider=”no” pager=”no” controls=”no” auto=”no” item=”1″][zt_person name=”” position=”” phone=”” description=”” image=”images/Neicon.jpg” imgtype=”circle” ][/zt_person][/zt_persons]

[zt_testimonial autoPlay=”yes” numSlides=”1″ paging=”yes” controls=”yes”][zt_testimonial_item bgColor=”#f6f6f6″ textColor=”#747474″ name=”Neiçon Gomes” company=”Proprietário da Fazenda Laço de Ouro” borderRadius=”4″]”Em três anos, conseguimos com esse trabalho triplicar a quantidade de gado na fazenda”[/zt_testimonial_item][/zt_testimonial]

{gallery}fazenda-laco-de-ouro{/gallery}