Participe do Concurso de Jornalismo 2024! As inscrições ficarão abertas entre 1 de fevereiro e 3 de março.

Participe do Concurso de Jornalismo 2024! As inscrições ficarão abertas entre 1 de fevereiro e 3 de março.

Estamos na quarta edição do Concurso de Jornalismo da Rede ILPF. Este ano o tema será “Sistemas ILPF: solução sustentável para a recuperação de áreas com baixa produtividade”.

O prêmio de terá cinco categorias: reportagens escritas, em áudio, vídeo, além de uma específica para veículos estrangeiros e uma outra para profissionais das instituições associadas à Rede ILPF.

Sobre ILPF

A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. E oferece diversos benefícios sociais, ambientais e econômicos.

As diferentes combinações dos sistemas integrados de produção representam, atualmente, cerca de 17,4 milhões de hectares cultivados no Brasil. Da safra 2015/2016 até a safra 2020/2021 houve um aumento estimado de 52% nas áreas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).

Entre as diversas vantagens da técnica, estão os benefícios para a recuperação dos pastos. Segundo a Embrapa dos 190 milhões de hectares de área de pastagem do Brasil, cerca 90 de milhões de hectares apresentam algum tipo de degradação.

A ILPF busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas e mitiga gases de efeito estufa.

Edital e inscrições:

Poderão ser inscritas reportagens veiculadas a partir de março de 2023 e que não tenham sido inscritas nas edições anteriores.

Veja o edital completo no nosso site e participe.